Encontro com produtores busca a recuperação da produção de leite

A produção leiteira em Baixo Guandu caiu mais de 70% desde 2014

11/10/2017

Com a finalidade de orientar os produtores sobre a alimentação estratégica do gado na seca, visando especialmente a recuperação da produção de leite, será realizado hoje em Baixo Guandu a partir das 13 horas, no Círculo Operário, o 5º Encontro de Pecuaristas.

Promovido pela Secretaria Estadual de Agricultura, Incaper e Prefeitura de Baixo Guandu, o encontro vai analisar a grave situação de estiagem que atinge Baixo Guandu desde 2014, a exemplo do que ocorre também em praticamente todo o Espírito Santo.

“Desde 2014, nossa produção de leite caiu entre 70 a 80% no município, em função da seca que não dá trégua e continua afetando a bacia leiteira de Baixo Guandu”, explicou o secretário de Desenvolvimento Rural Allony Torres, que vê no encontro de hoje com os pecuaristas a oportunidade buscar soluções que pelo menos amenizem a falta de alimento para o gado.

Exatamente por isso o encontro dos pecuaristas terá às 14 horas uma palestra com o zootecnista do Incaper Lázaro Samir Abrantes Raslan, que vai abordar a questão da alimentação estratégica do gado na seca.

Outra palestra agendada no encontro de pecuaristas é do zootecnista da Prefeitura André Freitas Pereira Santos, que vai falar sobre a questão da produção do leite com qualidade.

Baixo Guandu possui algumas regiões que sempre tiveram razoável produção de leite, como Vila Nova do Bananal e região do Mutum Preto, mas desde 2014 houve uma redução de mais de 70% nesta produção. O grande motivo é a seca que dizimou pastagens que ainda não foram recuperadas pelos quatro anos seguidos de estiagem.

Segundo dados do Incaper de Baixo Guandu, em 2014, 2015 e 2016, choveu apenas 50% do que era esperado no município. Em 2017 as chuvas do início do ano foram mais significativas, mas desde maio as precipitações sumiram e atualmente as pastarias estão praticamente destruídas. Quase todos os pequenos córregos do interior de Baixo Guandu estão sem água.