Educação Infantil promove 'Semana Literária' no município

09/05/2019

Em comemoração ao “Dia Nacional do Livro Infantil”, os Centros Municipais de Educação Infantil de Baixo Guandu, realizaram a “Semana Literária”, atividades de incentivo à leitura, cujo objetivo é desenvolver leitores proficientes e autônomos. Possibilitando o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, usando-as como uma interação e participação de todos da escola.

A programação foi variada, incluindo desde uma história diária à recontos de histórias que fazem parte do repertório das crianças, a ludicidade foi o critério usado para ilustrar as atividades, com direito a caracterização e dramatização protagonizada pelas professoras. Foi realizada exposição de Obras Literárias trabalhadas em sala de aula e ilustrações feitas pelas crianças.

É de suma importância despertar nas crianças o prazer da leitura, reforçando a importância do livro como difusor de conhecimentos. O principal é estimular a prática de leitura por meio de atividades lúdicas, levar as crianças ao mundo da imaginação, apresentar personagens, conhecer autores e recriar narrativas que fazem parte do seu mundo infantil.

As ações também contam com a participação dos pais, essa influência nesse estágio é imprescindível. Os pais estão sendo orientados a estimularem a leitura em casa, sempre desafiando as crianças a conversarem sobre as leituras realizadas e as histórias contadas/cantadas.

A literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa significativa, afirmou a coordenadora da Educação Infantil Giovana Kill Pereira.