Mega operação da Infraestrutura recupera 100% das estradas do interior do município

Estrada na região do Bananal: todo o município foi beneficiado pelo programa de recuperação de vias

06/09/2019

Com 1958 horas de patrolamento executadas desde o mês de março, além de serviços complementares de vários maquinários, a Secretaria de Infraestrutura Rural, Estradas e Pontes terminou o mês de agosto, em Baixo Guandu, cumprindo a missão de entregar em ótimas condições de tráfego os mais de 800 quilômetros de estradas do interior do município.

O secretário da Infraestrutura Rural, Sergio Reis, assumiu o desafio de recuperar as estradas de todo o interior do município no começo de 2019 e desde então trabalhou de forma ininterrupta com uma grande equipe para mudar completamente o panorama do tráfego no interior.

“A recuperação total das estradas foi o desafio que o prefeito Neto Barros colocou em nossas mãos, ao criar a Secretaria de Infraestrutura Rural, e entregamos a finalização de uma grande etapa de trabalho no mês de agosto”, falou o secretário Sergio Reis, lembrando que a manutenção de tudo que foi feito é um trabalho permanente, que continuará no dia a dia da Secretaria.

Os desafios para recuperar as vias do interior foram enormes. São quase 2 mil horas de patrolamento de vias, mais grande número de operários e máquinas diversas (caminhões, retroescavadeiras, rolo compressor, pá carregadeira, entre outros) atuando nas frentes de trabalho, nas alas Norte e Sul do município.

Afinal, são cerca de 800 quilômetros de estradas no interior de Baixo Guandu, que foram inteiramente recuperadas desde o mês de março. A atuação da Secretaria de Infraestrtura envolveu não só patrolamento de estradas, mas também construção de caixas secas, limpezas de bueiros, recuperação de pontes, remoção de rochas, alargamento de vias e cascalhamento de vias, entre outros serviços.

A Secretaria atuou também em dois serviços específicos que demandaram muito trabalho: a recuperação do calçamento da serra do Batuta e do córrego Jacutinga, que encontravam-se em péssimo estado e era alvo de constantes reclamações. Estes dois trechos estão devidamente recuperados, em ótimas condições de tráfego.

Para o prefeito Neto Barros, que criou no começo do ano a Secretaria de Infraestrutura Rural, a recuperação das estradas do interior era questão de honra da atual gestão. “Agora é dar continuidade a este trabalho, que exige atenção permanente porque as estradas precisam de manutenção constante,  especialmente quando as chuvas chegarem”, falou Neto Barros.

Desde o mês passado, a Secretaria conta com um rolo compactador, adquirido com recursos de emenda do ex-deputado federal (hoje diretor geral do Detran) Givaldo Vieira

O calçamento das serras do Batuta e Jacutinga foram inteiramente recuperadas pela Prefeitura

Baixo Guandu possui 800km de estradas no interior e hoje todas estão em excelentes condições de tráfego