Ir para o conteúdo
Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Mês: agosto 2022

Prefeito Lastênio Cardoso se reúne com Ministério Público e Policia Militar em Baixo Guandu

O prefeito Lastênio Cardoso, se reuniu hoje, dia 31 deste, às 10 horas, no Ministério Público de Baixo Guandu, com o Promotor de Justiça do município Izaias Gomes Vinagre, Tenente Capitão da polícia Militar do Espírito Santo e responsável pela segurança pública não só de Colatina, mas também dos municípios de Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Governador Lindenberg, Marilândia, Pancas, São Domingos do Norte, Sandro Roberto Campos, Larrir Avancini Capitão da Polícia Militar do Espírito Santo, vereador Alcebiades Alves de Souza Neto (Bidim), Secretária Municipal de Administração Pyetra Dalmone Lage Paixão, Procurador da Prefeitura Rodrigo Rodrigues e membros do Conselho Tutelar de Baixo Guandu.


Na reunião vários assuntos foram discutidos, como: ações preventivas em segurança pública, e também a construção do Batalhão de Polícia Militar e uma Delegacia da Polícia Civil 24 horas, no município.

O prefeito Lastênio Cardoso, “disse que a gestão municipal, trabalha com o Ministério Público e a Polícia Militar do Espírito Santo, para garantir mais segurança à população, e se colocou à disposição para proporcionar dias melhores aos guanduenses. Concluiu o prefeito.

Prefeitura entrega 12 novos computadores ao Polo UAB de Baixo Guandu

Ontem, dia 30, terça-feira, às 9h30, o Prefeito Lastênio Cardoso e a Secretária Municipal de Educação Kelly Christina Damasceno Gama, entregaram no Polo UAB de Baixo Guandu,12 novos computadores de última geração, provenientes do recurso no valor de 150 mil reais através do Fundo Cidades destinados à compra de equipamentos, recursos tecnológicos e mobiliários, para reestruturação dos Polos da Universidade Aberta do Brasil no Estado que faz parte do programa UNAC-UniversidaES do Governado do Estado do Espírito Santo.

A solenidade de entrega contou com as presenças do presidente da Câmara Municipal Leandro Gomes da Cruz, vereador Alcebíades Alves de Souza Neto (Bidim) e o Coordenador do Polo da UAB de Baixo Guandu-ES Márcio Marques.

Hoje, o Polo UAB de Baixo Guandu possuiu 2 salas de informática com 35 computadores de última geração, incluindo 21 computadores adquiridos pela gestão do prefeito Lastênio Cardoso em 2021 no valor de R$ 77.805,00.
Nos próximos meses o Polo UAB de Baixo Guandu, receberá novos equipamentos e móveis, como ar condicionado para todas as salas, bebedouro, carteiras escolares e outros equipamentos, através do recurso de 150 mil.

O prefeito de Baixo Guandu, Lastênio Cardoso, disse que o município tem uma parceria fantástica com o Governo do Estado. “ São investimentos importantes na educação que garantem a realização dos sonhos da nossa população”. Afirmou Lastênio.

UniversidadES:
O Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES reúne e organiza políticas estaduais de educação profissional, de níveis técnico e superior, por meio da educação presencial e à distância, além da pesquisa, da extensão e da inovação.

A instituição do programa consolida um sistema estadual integrado de Ensino Superior e Profissionalizante, com oferta gratuita de formação e capacitação aos cidadãos do Estado do Espírito Santo.

Secretaria de Saúde conta com 4 novas ambulâncias

A partir de hoje, terça-feira (dia 30), a Secretaria Municipal de Saúde de Baixo Guandu, passa a contar com 4 novas ambulâncias de remoção para atender à população guanduense.

Desde do início da gestão municipal, a pasta tem um atendimento humanizado e ampliando os procedimentos no município.
Com as novas ambulâncias, será possível proporcionar aos pacientes mais agilidade no transporte dos pacientes para fora do município.

De acordo com Secretário Municipal de Saúde de Baixo Guandu, Vinicius Dettoni Gobbo, administração municipal deu mais passo importante em prol da saúde dos munícipes, garantindo agilidade nos transportes dia e noite dos pacientes. O secretário, lembrou ainda, “que a saúde é uma prioridade e uma determinação do prefeito Lastênio Cardoso, cuidar e levar saúde de qualidade aos guanduenses”. Afirmou Vinicius Gobbo.

Secretária de Assistente Social de Baixo Guandu participa da reunião do COGEMASES em São Gabriel da Palha

A Secretária Municipal de Assistencial Social, Direitos Humanos e Habitação, Fernanda Mota Gonçallo, participou hoje (30), da reunião do Polo Rio Doce e o Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social do Espírito Santo – COGEMASES. , no CRAS Gustavo Milbratz, em São Gabriel da Palha.

No encontro foram debatidos os seguintes assuntos:

O novo critério para requerer Benefício de Prestação Continuada – (BPC), auxílio gás, duvidas referentes às demandas recorrentes ( locomoção para perícias, visitas a presídios e hospitais psiquiátricos ), e proposta de momento de estudo durante os encontros do Polo. O evento contou com a presença do prefeito de São Gabriel da Palha, Tiago Canal Rocha.

O COGEMASES é uma associação formada pelos 78 municípios capixabas. Uma vez por mês acontecem reuniões nas microregiões e uma reunião centralizada em Vitória.

O CONGEMAS TEM POR FINALIDADES:

Defender a Assistência Social como Política de Seguridade, conforme os princípios constitucionais e as diretrizes da LOAS – Lei Orgânica de Assistência Social;

Assegurar a perspectiva municipalista da Assistência Social, buscando o atendimento e a efetivação de uma rede de serviços adequada às características regionais e locais através de um processo que garanta recursos financeiros das três esferas de governo aos municípios;

Participar da formulação da Política Estadual e Nacional de Assistência Social, acompanhando a sua concretização nos Planos, Programas e Projetos;

Coletar, produzir e divulgar informações relativas à área de Assistência Social;

Desfile Cívico de Sete de Setembro voltará a ser realizado em Baixo Guandu, após dois anos em razão da pandemia da COVID-19

Após dois anos o Desfile Cívico de Sete de Setembro voltará a ser realizado em Baixo Guandu/ES, em razão da pandemia da COVID.-19, o Desfile Cívico de 7 de Setembro voltou em grande estilo, o destaque fica por conta do empenho dos estudantes, professores, tradicionais bandas, fanfarras e de policias militares da cidade.

Faltando poucos dias para as comemorações da Independência do Brasil, equipes da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, estão alinhando os ajustes finais do ato cívico no município. O desfile que acontecerá no dia 7 de setembro, à partir das 16h, na Avenida Carlos de Medeiros, centro.

A data comemora o Dia da Independência do Brasil em 1822, proclamada por Dom Pedro I, a ideia dos desfiles sempre foi a mesma; promover o nacionalismo, o patriotismo, o civismo e a cidadania. A Educação tem papel fundamental como guia do conhecimento, sobretudo do estímulo ao respeito aos aspectos e expressões existentes no país da diversidade, incluindo as amplas linguagens, trazendo oportunidade para reflexão sobre o sentido do patriotismo e o contexto histórico da Independência.

Para o corpo docente dessas unidades de ensino, esse momento preparatório é de importância singular para o fomento à identidade brasileira e ressalta, sobretudo, a necessidade de conhecer o país em que se vive para, assim, melhor cuidar e desenvolver.

Atletas guanduenses participaram do Campeonato Estadual de Atletismo Sub-16

( As atletas que participaram do Campeonato Estadual de Atletismo Sub-16, realizado no domingo dia ( 28/08 ), na Ufes.)

A cidade de Baixo Guandu, foi representada por atletas masculino e feminino, a atleta Maria Heloísa Gonçalves Brand, 13 anos, conquistou duas medalhas de Prata, uma no lançamento de Dardo e outra em Arremesso de peso, Everllyn Vitória Becker Alves, 14 anos, conquistou uma medalha de prata na modalidade Arremesso de peso, com o apoio da prefeitura municipal através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, com o objetivo fomentar o esporte de alto rendimento em diversas modalidades, e dar aos atletas condições de competição e progressão na prática do esporte incentivando o Atletismo e obtendo resultados satisfatórios.

O professor Adilio Ferreira Martins ressalta a importância do atletismo simplesmente porque ele é o que chamamos de esporte-base. É dos movimentos dele que saíram todos os outros movimentos para o desenvolvimento de todos os outros esportes. Aumenta a resiliência: ao competir, nem sempre se ganha, e isso ajuda a desenvolver a resiliência. No atletismo, a evolução acontece de forma gradual, respeitando a idade e o desenvolvimento. Desenvolve habilidades fundamentais: a prática ajuda a desenvolver movimentos primários, como correr, pular e arremessar.

Parabenizar ao professor Adilio Ferreira Martins, auxiliares Ketere Ribeiro Barbosa e Thaygra Portela Rossman pelo ótimo trabalho à frente do atletismo e os atletas.

Prefeitura de Baixo Guandu realizará “Dia D” da vacinação contra raiva

( imagem Governo do Estado do Espírito Santo)

A Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos “Dia D”, vai acontecer no sábado, dia 3 de setembro, das 7 às 16 horas na área urbana, no interior a equipe da Vigilância Sanitária já realizou a vacinação. Serão 15 pontos de vacinação distribuídos no município, e a campanha será coordenada pela Vigilância Sanitária da Secretariam Municipal de Baixo Guandu.

Serão imunizados cães e gatos a partir dos 3 meses. Seus donos devem levar a carteira de vacinação do animal ou fazer com o(a) Agente de saúde no dia. Os cães devem estar de coleira e os que forem mais bravos, de focinheira, os gatos devem estar devidamente contidos em caixas de transporte ou enrolados em toalhas de banho ou em fronhas, para evitar que fujam ou arranhem o dono.

A Coordenadora da Vigilância Sanitária Municipal de Baixo Guandu, Alana Vitória Moraes Santana de Arruda, comentou que essa ação reforça a aplicação da vacina antirrábica nos animais de estimação em nosso município. “É de grande importância que os donos se atentem às datas, e levem seus Pets (animais) para receber a vacina. Essa doença é letal, perigosa para humanos e animais. ” Disse a Coordenadora. Com as ações do “Dia D” da Campanha de Vacinação Antirrábica, a Prefeitura de Baixo Guandu espera imunizar aproximadamente 7 mil animais de estimação. Depois da vacinação “Dia D”:

A Vigilância Sanitária informa aos guanduenses que após o dia 03 de setembro “Dia D”, o Posto de Saúde do centro da cidade, terá o ponto fixo para vacinação contra raiva, para aqueles que não conseguirem comparecer para vacinar seu Pet (animal) contra Antirrábica.

Confira os locais de vacinação dos postos:

Escola Júlia de Carvalho Fischer São Vicente – Horário – 7 às 11 horas.

Escola Polivalente Sapucaia – Horário – 12:30 às 16 horas.

Igreja Católica Divino Espirito Santo Mauá – Horário – 7 às 11 horas.

Escola Estadual José Damasceno Filho Sapucaia – Horário – 12:30 às 16 horas.

Escola Benevenuto Clementino Gobbo São José – Horário – 7 às 11 horas.

Praça São José (Biliska) São José – Horário – 12:30 às 16 horas.

Escola Presidente Kennedy Vila Kennedy – Horário – 7 às 11 horas.

Escola Cosme e Damião Santa Mônica – Horário – 12:30 às 16 horas.

SESP – Unidade de Saúde Dilman Neto Ferreira Centro – Horário – 7 às 16 horas.

Escola João Júlio Cardoso Valparaiso – Horário – 7 às 11 horas.

Igreja Católica Residencial Ricardo Holz Ricardo Holz – Horário – 12:30 às 16 horas.

Escola João XXIII Rosário I – Horário – 7 às 16 horas.

Escola Darlene Magione Frankine Rosário II – Horário – 7 às 11 horas.

A importância da Vacinação Antirrábica: A vacina antirrábica é ainda a única forma de prevenir a enfermidade e manter os Pets saudáveis. Fatal em quase 100% dos casos, a raiva é uma zoonose que pode também afetar o ser humano e por isso os cuidados se redobram no combate e prevenção da doença.

Realizada Audiência Pública de Repactuação do Acordo Rio Doce, com as vítimas da barragem do Fundão e Conselho Nacional de Justiça em Baixo Guandu

O encontro foi presidido pelo conselheiro do CNJ Luiz Fernando Bandeira de Mello
O encontro foi presidido pelo conselheiro do CNJ Luiz Fernando Bandeira de Mello

Nesta sexta-feira, 26 de agosto às 14 horas aconteceu audiência pública com participação das vítimas do rompimento da barragem do Fundão, que integra o plano de repactuação do processo de reparação e compensação decorrente do acidente ocorrido em Mariana (MG).

A tragédia ocorreu no dia 5 de novembro de 2015, causou 19 mortes e é considerado o desastre industrial de maior impacto ambiental da história brasileira.

A audiência pública foi uma iniciativa do Observatório Nacional sobre Questões Ambientais, Econômicas e Sociais de Alta Complexidade e Grande Impacto e Repercussão, ação conjunta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

O encontro foi presidido pelo conselheiro do CNJ Luiz Fernando Bandeira de Mello e contou com a participação do prefeito de Baixo Guandu Lastênio Cardoso, vice-prefeito Patrick Favarato Perutti, presidente da Câmara Municipal de Baixo Guandu Leandro Gomes da Cruz, Richardeny Lempe Representante Legal das Comissões de Atingidos de Baixo Guandu, Colatina, Linhares, São Mateus, Itueta e Sem Peixe Minas Gerais, Walméa Elyza Carvalho Pepe de Moraes Juíza de Direito Titular da 1ª Vara de Baixo Guandu, Walter José Nicole, prefeito de Itueta (MG), Rodrigo Oliveira Rodrigues Membro da Comissão de Direito e Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil- 1ª Subseção Colatina, Karla Paixão Representante da Procuradoria do Município de Linhares, Maria da Glória Secretária Municipal de São Mateus, Severino Vieira Subsecretário de Assunto Administrativo do Estado do Espírito Santo, Antônio Ricardo Cassa Louzada Secretário Municipal do Meio Ambiente de São Mateus Marcelo Marques prefeito de Aimorés (MG), vereadores, lideranças estaduais e locais e além de pessoas atingidas.

Na abertura do evento, o prefeito Lastênio Cardoso, disse “que as autoridades vieram hoje na audiência ouvir as reindexações das pessoas atingidas pelo desastre da Samarco, e que todos nós estamos unidos e empenhado para que os danos sejam reparados mais rápido possível, essa é a nossa luta”. Concluiu o prefeito Lastênio.

O Conselheiro do CNJ Luiz Fernando Bandeira de Mello, comentou que foram realizadas várias audiências no Espirito Santo e em Minas Gerais, para um entendimento com a Mineradora a Samarco e as pessoas atingidas ao longo do Rio Doce. Ele acrescentou que o processo se arrasta mais de quase 7 anos, e o processo de reparação quase não andou na justiça.

Conselheiro do CNJ, disse ainda, que veio a Baixo Guandu, para ouvir as demandas das pessoas, e trabalhar para que as indenizações dos atingidos pelo desastre da Samarco, seja concluída.

No evento as pessoas atingidas pelo desastre da Samarco se escreveram e se manifestaram em busca de uma solução do problema causada pela Mineradora da Samarco.

Ao final do evento, o Conselheiro do CNJ Luiz Fernando Bandeira de Mello, destacou a importância do evento e destacou trechos das falas dos participantes que se inscreveram para uso da palavra. “Viemos aqui para ouvir a todos e afirmo que nossa prioridade são os atingidos”.

Membros do CMDRS/BG se reúnem em reunião ordinária

Aconteceu ontem (quarta-feira) dia 24 deste, às 13 horas, no auditório da Prefeitura, a terceira reunião ordinária do Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural Sustentável de Baixo Guandu (CDMRS), com os representes do Poder Público e da Sociedade Civil Organizada.

A reunião foi presidida pelo Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e presidente do Conselho o Cleres de Martins Schwambach. Ainda na reunião foi apresentado o Plano Safra (2022/2023) pelos representantes do Banco do Brasil, foi apresentado a proposta para aquisição de terras através do Crédito Fundiário e informações sobre o andamento dos programas de compra direta da agricultura familiar (CDA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar ( PNAE).

Participaram da reunião os membros representantes do Incaper, Associação de Produtores Rurais e outras entidades ligadas ao Conselho.

Qualificações, Educação Financeira e Cidadania na Ação de Empreendedorismo e Cidadania em Baixo Guandu

A Ação de Empreendedorismo e Cidadania em Baixo Guandu, uma iniciativa da Fundação Renova em parceria com o SESI-ES e a prefeitura municipal de Baixo Guandu, foi realizada no último sábado (20), na Praça Getúlio Vargas.

Ao todo, 1.417 pessoas estiveram presentes no evento. Foram realizados 875 atendimentos nas tendas de Empreendedorismo, Qualificações, Educação Financeira, Cidadania e 7.887 atendimentos na rua de lazer, que incluíram atividades infantis e fornecimento de lanches.

Em destaque, 284 pessoas participaram das oficinas de Brigadeiro Gourmet, Balões, Pintura de Rosto, Tranças, Design de Sobrancelhas, cujo objetivo foi mostrar a esses participantes que eles podem se tornarem empreendedores nessas áreas.

Na parte da Cidadania foram emitidos 50 documentos de identidade e 242 pessoas foram atendidas nas tendas de corte de cabelo, barba, massagem e circuito de saúde.

Parceria

O prefeito Lastênio Cardoso, disse que a edição da Ação de Empreendedorismo na cidade, é uma parceria entre a Fundação Renova, Serviço Social da Indústria (Sesi) e a Prefeitura, levaram serviços básicos gratuitos nas áreas de educação, saúde, beleza e lazer, entre outros à população.

“Foi muito importante à realização dessa Ação no município, e também de ver as pessoas em busca de atendimento. A administração municipal vai continuar apoiando essas parcerias que tem objetivo levar mais qualidade de vida aos moradores do nosso município e fica o convite para que a Renova possa voltar outras vezes.” ressaltou o prefeito.

Confiança

O Gerente Executivo de Saúde e Segurança do Sesi/Findes, Flávio Gustavo Rodrigues agradeceu a confiança da Renova na prestação dos serviços de empreendedorismo e cidadania a população, e reforçou a importância destas ações para o desenvolvimento local dos municípios e para a população, tendo este pilar como Missão da Federação.

Satisfação

O Coordenador do Programa na Fundação Renova, Roberto Ruggeri, agradeceu a parceira da Findes e da Prefeitura, na realização da Primeira Edição da Ação de Empreendorismo e Cidadania no Espírito Santo, ele acrescentou ainda que toda a equipe da Fundação Renova que esteve presente no evento, demonstrou satisfação e felicidade por trazer cidadania e prestação de serviço para comunidade local.

Também estiveram presentes no evento, o Presidente da Câmara Municipal Leandro da Kimacol, Vice-Prefeito Dr. Patrick Favarato Perutti, Vereadores, Secretários Municipais e outras Lideranças locais.