70 Anos de Fluoretação: Baixo Guandu Celebra a Revolução na Saúde Bucal.

Em um evento marcante, a cidade de Baixo Guandu celebrou os 70 anos de pioneirismo na fluoretação da água, uma medida revolucionária que transformou o combate à cárie em todo o Brasil. A cerimônia contou com a presença de várias autoridades, incluindo o Prefeito Lastênio Cardoso e o Deputado Estadual Dary Pagung, que se juntou à comemoração em homenagem ao Dr. Aprígio da Silva Freire, pioneiro nesse avanço histórico.

Em 1953, Baixo Guandu tornou-se a primeira cidade do Brasil a utilizar o flúor na água como forma de prevenir a cárie, um marco que teve um impacto significativo na saúde bucal da população. A fluoretação da água se tornou uma prática obrigatória em todo o país a partir de 1975, de acordo com o Decreto 76.872.

O Dr. Aprígio da Silva Freire, homenageado durante o evento, desempenhou um papel crucial na Fundação SESP na implantação do primeiro Programa de fluoretação da água no Brasil, que serviu como modelo para toda a América Latina. Sua contribuição para a saúde bucal e a prevenção da cárie é inestimável.

A abertura da celebração foi marcada pela apresentação da talentosa banda municipal Lira Guanduense. Além disso, diversas autoridades estiveram presentes para prestigiar o evento, incluindo o Dr. Paulo Frazão, Professor da Faculdade de Saúde Pública da USP, representando o Ministério da Saúde, e o Dr. Tadeu Marino, representante do Governo do Estado do Espírito Santo.

Dr. Tadeu Marino, representante do Governo, dirigiu-se à audiência e destacou a importância desse marco na história da saúde pública do estado. Ele afirmou: “É uma honra estar aqui hoje para celebrar esse feito histórico. Baixo Guandu e o Dr. Aprígio da Silva Freire deram um presente duradouro à saúde bucal do nosso estado e do país como um todo. Essa iniciativa pioneira continua a beneficiar gerações, e o governo está comprometido em apoiar esforços semelhantes para melhorar a qualidade de vida de nossos cidadãos.”

O evento também contou com a presença de Maria Julia Fernandes Freire, dentista e filha do Dr. Aprígio Silva Freire, o Secretário de Saúde de Baixo Guandu, Vinícius Gobbo, o Presidente da Câmara Municipal de Baixo Guandu, Leandro da Kimacol, e o Superintendente do Ministério da Saúde no Espírito Santo, Senhor Luiz Carlos Reblin. Vereadores locais também prestigiaram o evento, demonstrando o apoio da comunidade à causa da saúde bucal.

Militino Nunes, Diretor do SAAE Baixo Guandu, expressou seu agradecimento a todos os presentes e enfatizou o privilégio de liderar o SAAE. O prefeito Lastênio destacou o comprometimento do município com a saúde e anunciou planos para tratar 100% do esgoto na cidade nos próximos 18 meses, o que promete melhorar significativamente a qualidade de vida dos cidadãos de Baixo Guandu.

Sete décadas após o início da fluoretação da água, Baixo Guandu continua a ser um exemplo notável na promoção da saúde bucal e na prevenção da cárie. O evento comemorativo refletiu o orgulho da cidade por seu papel pioneiro nessa revolução na saúde pública.