Baixo Guandu avança no Ideb e escola Lea Holz é um dos destaques: 7º lugar no Estado

Baixo Guandu obteve um ótimo resultado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), conforme classificação divulgada na semana passada , aparecendo em excelente posição no ranking estadual.

O grande destaque do município foi a escola Lea Holz, localizada no bairro Mauá, que ficou em 7º lugar nos anos iniciais do ensino fundamental, entre mais de 2 mil escolas do Espírito Santo das redes municipal e estadual.

Mas não foi só esta escola guanduense que se destacou no Ideb, que é um indicador de qualidade do ensino: as escolas João Julio Cardoso, localizada no bairro Valparaíso e a Benevenuto Clementino Gobbo, no bairro São José, obtiveram um ótimo desempenho, batendo inclusive a meta estabelecida para 2021.

O prefeito Neto Barros recebeu os resultados do Ideb com muita satisfação, enfatizando que eles refletem a evolução do ensino na rede pública em Baixo Guandu.
“É motivo de muita alegria para a gestão municipal observar estes avanços no ensino praticado em Baixo Guandu. Todos os profissionais da Educação no município estão de parabéns e queremos ir adiante, ofertando um ensino cada dia melhor aos nossos alunos”, disse Neto Barros.

A secretária de Educação, professora Cenira Antonia da Silva, explicou que os resultados do Ideb demonstram com clareza a evolução do ensino praticado  em Baixo Guandu.

“Não só a escola Lea Holz, que foi um destaque extraordinário no Estado, mas também a grande maioria das nossas escolas obteve  excelentes resultados. Isso mostra que estamos no caminho certo em busca de índices  ainda mais promissores e só tenho que parabenizar a todos que  trabalharam com dedicação para os ótimos resultados”, falou a secretária Cenira.

Nesta semana a secretaria fez uma vista à escola Lea Holz, aproveitando para parabenizar toda a equipe que ali trabalha. A diretora da escola é a professora Diva Raquel Cardoso (desde 2013) e o pedagogo é João Batista de Souza, que trabalha no Lea Holz desde 2009.

São 18 professores atendendo a mais de 200 alunos das séries iniciais do ensino fundamental. Sobre a classificação em 7º lugar no Estado do Espírito Santo no Ideb, a diretora Diva e o professor João Batista destacaram que o resultado é fruto de muito empenho e dedicação ao trabalho realizado no Lea Holz.

“Temos que destacar a participação da comunidade da Mauá na vida da escola. As famílias aqui interagem muito com a escola, participam e acompanham o desempenho dos filhos. Tudo isso ajuda no aprimoramento do nosso trabalho e estamos muito gratificados pela excelente classificação obtida no Espírito Santo”, falou a diretora Diva.

Esta semana a Secretaria Municipal de Educação divulgou nota analisando a participação de Baixo Guandu no Ideb.

Nota da Secretaria Municipal de Educação

A Secretaria Municipal de Educação de Baixo Guandu- SEMED, por meio da Secretária Cenira Antonia da Silva, juntamente com nosso prefeito Neto Barros, vem agradecer o trabalho por excelência e desempenho obtido pelos alunos e comunidades escolares que participaram do SAEB 2017  em nosso município.

Um trabalho realizado com compromisso, dedicação e respeito dos profissionais da Educação, que ofertaram ensino de qualidade.

O IDEB é  (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) realizado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) que vem avaliar a qualidade da oferta educacional, e esse resultado   é obtido por meio das taxas de aprovação, calculadas com base nas informações prestadas ao Censo Escolar 2017, mais o rendimento dos alunos na PROVA BRASIL que é aplicada de dois a dois anos aos alunos do 5º, 9º do Fundamental  e 3º do ensino médio.

O município de Baixo Guandu com a meta geral de 5.5, para 2017 obteve resultado IDEB 5.7 no geral do Fundamantal I  e no ranking  entre  todas as escolas do nosso estado a EMEIEF PROFESSORA LEA HOLZ  ficou em 7º Lugar (sétimo) com 7.5, índice esse que prova a qualidade do ensino e a competência de nossos profissionais.

Parabéns a todas as escolas do nosso município que obtiveram resultados acima da Meta, algumas batendo a meta já estabelecida para 2021.

Segue o RANKING DO IDEB municipal referente ao 5º ano:

1º lugar – EMEIEF PROFESSORA LEA HOLZ
META – 5.7; IDEB 7.5
PROFESSORA: Sônia Maria Zanotti
PEDAGOGO: João Batista de Souza
DIRETORA: Diva Raquel Cardoso Ferreira

2º lugar – EMEIEF JOÃO JÚLIO CARDOSO
META – 5.7; IDEB – 6.4
PROFESSORA: Dulce Maria Ferreira Alves Brito
PEDAGOGA: Iara Rejane Aygne Rodrigues
DIRETORA: Aurea Belmiro Dias Nascimento

3º lugar – EMEIEF BENEVENUTO CLEMENTINO GOBBO
META – 5.4; IDEB – 6.2
PROFESSORA: Adriana Inocêncio da Silva
PEDAGOGA: Selma Santini
DIRETORA: Kátia Cristina Barbosa da Vitória

Outra grande conquista foi a implantação do IMADE (Instrumento Municipal de Avaliação do Desenvolvimento Escolar), atendendo ao Plano Municipal de Educação,que este ano avalia os alunos do 5º e 9º ano,tendo como melhor resultado o  5º ano da EMEIEF Darlene Maggioni Franquini, com 71,8% de acertos em Língua Portuguesa e 83,6% em Matemática, tendo como professora da turma Lilia Roela e diretor João  Carlos Brzesky dos Santos.
Parabéns pelo trabalho desempenhado em favor dos alunos de Baixo Guandu!

Professores e alunos da escola Lea Holz do turno vespertino

Professores e alunos da escola Lea Holz do turno matutino

Secretária Muncipal de Educação Cenira com professores do turno vespertino da escola Lea Holz

A secretária Cenira parabenizou a todos pelo excelente desempenho nas notas do Ideb da escola Lea Holz