Baixo Guandu inaugura dia 10 de abril unidade da maior fábrica de confecções do Estado

Baixo Guandu vai ganhar um grande presente no dia 10 de abril, data em que se comemora os 83 anos de emancipação política do município.

Nesta data vai ser inaugurada a fábrica de confecções da PW Brasil Export S/A, um investimento de R$ 15 milhões que vai proporcionar 230 empregos diretos e mais cerca de 400 colocações de forma indireta no mercado de trabalho em Baixo Guandu.

Mesmo sendo inaugurada nos próximos dias, a PW Brasil já está em operação na cidade desde o final do ano passado, empregando atualmente 45 funcionários. A previsão é que até o final de 2018 mais 185 empregados sejam admitidos, quando a empresa atingir o auge da produção industrial.

A chegada da PW Brasil significa uma nova matriz econômica em Baixo Guandu, com amplas possibilidades do município se tornar um novo polo de confecções do Estado.

A empresa é considerada uma indústria de ponta – a maior do Estado em seu segmento-, com utilização de tecnologia avançada e capaz de atrair novos investimentos para a cidade no setor do vestuário.

Para o prefeito Neto Barros, a inauguração da PW Brasil é uma resposta do município na disposição de promover o desenvolvimento sustentável. Baixo Guandu apresentou nos últimos 5 anos indicadores econômicos altamente positivos e a chegada da PW Brasil reforça o reconhecimento de que o município é um dos que mais crescem na região.

“Foi uma grande luta trazer a PW Brasil para Baixo Guandu. A inauguração da fábrica significa um marco na economia local, especialmente porque abrimos a perspectiva da criação de um polo da indústria do vestuário na cidade, com atração de novos investimentos no setor”, disse o prefeito Neto Barros.

A PW Brasil estava programada para se instalar em Linhares ou no município de Serra, mas Baixo Guandu pulou na frente e convenceu os dirigentes da empresa que a cidade seria a melhor opção.

“O prefeito Neto Barros e o vice Eloy Avelino fizeram várias visitas na nossa sede, em Colatina, insistindo para levar a indústria para o Guandu”, segundo o diretor presidente da PW Brasil Paulo Roberto Vieira, que acabou convencido em trazer a fábrica para o município.

Isto aconteceu em 2014, iniciando-se a partir daí um processo complicado da doação de uma área para instalação da indústria. A Câmara Municipal da época foi relutante em aprovar a doação, que só aconteceu depois de forte pressão popular. Houve também tentativa de barrar a fábrica na Justiça, porém a Promotoria Pública de Baixo Guandu emitiu parecer pela legalidade da doação da área.

A inauguração da fábrica da PW Brasil, que produz grifes famosas em todo o Brasil (Vide Bula e MissBela), acontece no dia 10 de abril, feriado municipal em Baixo Guandu, a partir das 9 horas, com a presença do governador do Estado.

A fábrica está instalada numa área de aproximadamente 23 mil m², no antigo Parque de Exposições. A Prefeitura Municipal, em convênio com o Senai, promoveu no ano passado cursos específicos para qualificar mão de obra na área do vestuário, que já está sendo utilizada na PW Brasil.

Mesmo antes da inauguração, a indústria já está empregando 45 pessoas em Baixo Guandu

O investimento da indústria, que vai empregar 230 pessoas até o final de 2018, é de aproximadamente R$ 15 milhões

A PW Brasil fabrica grifes famosas, como a Vide Bula e Missbela

A PW Brasil está instalada na área do antigo parque de exposições