Baixo Guandu presente em seminário sobre serviços assistenciais

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Direito Humanos (Seadh) realizou nesta quarta-feira (26), o I Seminário da Proteção Social Básica, em Vitória. Na pauta de discussão: o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no Estado do Espírito Santo.

Para enriquecer o debate, a consultora do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Abigail Torres, fez uma palestra sobre a importância do desenvolvimento das potencialidades, da vigilância, da assistência, do tratamento das vulnerabilidades – preconceito, isolamento, abandono, violência, entre outras – do cidadão usuário dos serviços socioassistenciais ofertados pelo poder público através dos equipamentos sociais.

Da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação de Baixo Guandu participaram a chefe do Departamento de Assistência Social Ana Paula Guimarães Gutman, a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Lucilene Angélica Soares, e a assistente social do Cras Fabíola Freitas da Silva.

Também estavam presentes a Coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) / Núcleo Conexão Jovem (adolescentes de 13 a 17 anos), Maria Patrícia dos Anjos, e a Coordenadora dos SCFV / Núcleo Serafim (crianças de 06 a 12 anos), Rita de Cássia Porto Batista .

Seminário

O seminário foi o momento de passar informações aos técnicos e aos gestores municipais sobre o andamento da assistência social no Estado, que já possui a Lei Estadual do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e o Fundo a Fundo.

Ainda dentro do seminário aconteceram painéis temáticos sobre a assistência para pessoas que têm seus direitos violados, como a Comunidade LGBT, Mulheres, Comunidades Tradicionais, Idosos, Pessoa com Deficiência, Crianças e Adolescentes.

Durante o seminário, a equipe da Proteção Social Básica do Espírito Santo também lançou um estudo realizado sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no Estado, onde identificaram que mais de 26.500 pessoas, nos 78 municípios capixabas, recebem assistência através dos serviços disponibilizados.

Assessoria de Comunicação PMBG
Eduardo Candeias