Baixo Guandu recebe carro para fortalecer ações de vigilância sanitária

A Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Baixo Guandu recebeu, nesta terça-feira (24), um veículo para fortalecer as ações de fiscalização e controle. O repasse foi realizado pelo Governo do ES. Ao todo, 41 municípios e quatro Superintendências Regionais de Saúde capixabas receberam veículos para as ações. A entrega foi feita durante fórum estadual realizado na Serra para capacitar esses profissionais. O valor investido na compra dos carros foi de R$ 2.650.500,00.

Tanto os automóveis quanto o seminário fazem parte do projeto de Qualificação das Ações de Vigilância Sanitária (Qualivisa), lançado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A iniciativa prevê ainda a entrega de instrumentos para auxiliar nos trabalhos desses agentes. Os carros, os cursos e os equipamentos ultrapassam os R$ 4,5 milhões em investimentos.

De Baixo Guandu estavam presentes no evento o Prefeito Neto Barros, a secretária Municipal de Saúde Sônia Maria Grassi, o coordenador da Vigilância em Saúde Azemar de Carvalho.

Automóveis

Os carros são do modelo minivan, quatro portas, motor 1.4, de marca Fiat Doblô. A especificação do automóvel foi feita pelos técnicos da Vigilância Sanitária Estadual com base nas necessidades dos municípios. Levou em conta o espaço para transporte de passageiros e equipamentos de trabalho, além da acessibilidade às estradas (muitas no interior).

Ao todo, 66 municípios aderiram projeto. Mas a escolha dos 41 nesta primeira etapa foi pautada exclusivamente na avaliação técnica. Para a cessão da minivan, os agentes estaduais priorizaram núcleos de vigilância sanitária que não contam com veículo exclusivo, o número de habitantes da cidade e quantidade de estabelecimentos para inspeção.

Aparelhos e treinamento

O Qualivisa entregará, em breve, instrumentos usados no trabalho da vigilância sanitária. São 82 notebooks, 14 computadores de mesa, 29 impressoras multifuncionais, 29 câmeras fotográficas, 41 termômetros digitais, 40 aparelhos de fax, 59 projetores multimídia, 69 trenas e 78 equipamentos de GPS, totalizando 441 itens. O investimento é de mais de R$ 435 mil.

A vertente educacional do projeto prevê seminário anual e curso básico e de especialização para todos os profissionais dos núcleos de vigilância sanitária municipais e do Estado, como forma de educação permanente – completando assim o ciclo de melhorias na área. Ao longo do ano, aproximadamente 300 desses agentes devem passar por qualificação com investimento superior a R$ 1.533.434,00.

Assessoria de Comunicação PMBG
Eduardo Candeias