Comércio de volta à ativa: veja como vai funcionar este e outros setores na cidade

Considerado município de BAIXO risco para a transmissão de coronavírus, Baixo Guandu começa a flexibilizar o funcionamento do seu comércio e outras atividades sociais.

Embora não apresente caso confirmado de coronavírus, a cidade começa a retornar a uma situação de mais  normalidade,  mas com uma série de regras e restrições para evitar a chegada e transmissão do COVID-19.

Conheça o que pode ou não funcionar em Baixo Guandu, conforme decreto do Governo do Estado e outras decisões a cargo da Prefeitura Municipal:

Proibidos inicialmente até 30 de abril

• Funcionamento de escolas das redes pública a particular;
• Bares;
• Casas de shows, academias, passeatas, eventos esportivos, shows, feiras, cinemas, espaços culturais, eventos de forma geral.

Liberados em Baixo Guandu (cidade de risco considerado BAIXO), para funcionamento das 10 da manhã às 17 horas

• Comércio em geral;
• Casas lotéricas e afins;
• Agências bancárias;
• Restaurantes e lanchonetes (após as 17 horas, liberados para delivery).

OBS: todo o comércio deve providenciar o uso de máscaras para funcionários e respeitar o limite de uma pessoa (cliente) para cada 10m² do estabelecimento.

Cultos religiosos

• Liberados, ficando sob a responsabilidade da direção dos templos pela tomada de decisões para evitar aglomeração de pessoas.

Prefeitura Municipal

Atendimento ao público retorna na próxima segunda-feira (27) das 7 às 13 horas, observadas as normas de segurança.
• Servidores com uso de máscaras protetoras e presença de apenas 1 usuário do serviço público em cada 10m² de área.

Feirinha Municipal

Retorna na quinta-feira da próxima semana, dia 30 de abril, observadas as seguintes normas:
• Está liberada a venda de produtos in natura (frutas, ovos, verduras, legumes e outros cujo consumo não seja feito no local);
• Os feirantes deverão usar máscaras de proteção e a recomendação é para os clientes também utilizar esta proteção;
• Não será permitido o consumo de bebidas alcoólicas nas dependências da feirinha, nem de alimentos preparados do tipo pastel, feijão tropeiro e outros;
• Os alimentos preparados poderão ser comercializados pelos feirantes, porém apenas para entrega no local e consumo posterior nas casas dos clientes;
• Não serão permitidos a utilização de mesas e cadeiras nas barracas dos feirantes, para evitar a aglomeração de pessoas.

O comércio está liberado para funcionar das 10h às 17h, com algumas exceções e várias regras de segurança