Coronavírus: Saúde em Guandu faz controle rigoroso de quem chega de fora

A Secretaria Municipal de Saúde em Baixo Guandu está fazendo um rigoroso controle de pessoas que chegam de fora ao município, provenientes de cidades de todo o país onde há presença confirmada de coronavírus.

Inicialmente este controle estava mais presente em pessoas oriundas do exterior, mas agora se estende também àqueles que chegam ao município provenientes de vários estados brasileiros.

“Estamos trabalhando para orientar estas pessoas que chegam de fora, através de visitas domiciliares. Nossa recomendação é que todos fiquem isoladas em casa por um período de 7 a 14 dias, mesmo sem apresentar sintomas de coronavírus”, explicou hoje pela manhã a secretária municipal de Saúde.

Baixo Guandu não registra nenhum caso suspeito ou confirmado da doença, mas a intenção é criar uma barreira para evitar a chegada do COVID-19 ao município.

Desde o começo da semana, depois que o prefeito Neto Barros decretou situação de emergência na saúde, a população já está vivendo uma série de restrições e recomendações. As aulas estão suspensas, bem como atividades em academias e clubes e shows voltados à terceira idade. Bares e restaurantes devem funcionar com restrições de distanciamento entre as pessoas e Igrejas e casas de Culto devem evitar reuniões com aglomerações.

O objetivo é restringir ao máximo a circulação de pessoas. “As pessoas devem permanecer em casa, só saindo em caso de necessidade”,  afirma a secretária municipal de Saúde Terezinha Bolzani.

No caso de coriza leve, espirros e sem febre, não há necessidade de procurar atendimento médico. Já as pessoas com sintomas gripais, como dor de cabeça, febre, falta de ar e tosse devem procurar os postos de saúde.

Se os sintomas avançam para falta de ar, febre, tosse e esforço para respirar, aí sim, é caso de procurar o pronto socorro.