Escola João Júlio desenvolve projeto e alunos vão ao gabinete entrevistar o prefeito Neto Barros

A escola João Júlio Cardoso, localizada no bairro Valparaíso, está desenvolvendo o projeto “Conhecendo e Valorizando meu Município” e uma das etapas foi cumprida ontem (04/05), quando 30 alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental foram ao gabinete do prefeito Neto Barros.

O objetivo da visita foi entrevistar o prefeito Neto Barros, numa conversa que demorou pouco mais de duas horas e serviu para os alunos conhecerem mais de perto as ações da administração municipal.

Os 30 alunos fizeram uma série de perguntas ao prefeito, questionando assuntos de interesse da população, demonstrando bastante conhecimento dos problemas que afetam Baixo Guandu.

O prefeito Neto Barros respondeu a todos os questionamentos, desde sua entrada na vida política, as finanças municipais, as obras que estão sendo realizadas e previstas para o mandato, as metas para o setor de Educação, o crescimento econômico de Baixo Guandu e a questão do emprego para os jovens que já buscam o mercado de trabalho, entre outros assuntos.

Uma das perguntas feitas a Neto Barros queria saber se existe algum aspecto da gestão  que ele destacaria com orgulho. O prefeito respondeu que uma das vitórias importantes foi a queda acentuada da violência no município.

Neto lembrou que o Guandu vivia uma crise na segurança muito forte em 2013, quando ele assumiu a Prefeitura, com registro de 25 homicídios por ano no município.

Gradativamente, segundo Neto Barros, este número trágico foi mudando até atingir no ano passado 11 crimes de morte por ano, uma queda de mais de 60% na violência que atingia especialmente pessoas jovens e pobres. “E a queda nos homicídios continua . No ano de 2018 não tivemos registro de um único assassinato no município e em junho vamos completar um ano sem crimes de morte”, falou Neto Barros.

Respondendo a perguntas dos alunos, o prefeito falou também sobre a construção da nova sede da Prefeitura, que deve ser concluída em abril de 2019; informou que o Parque da Lagoa deve ser concluído ainda este ano; anunciou a reforma da praça São Pedro; falou sobre a inauguração da fábrica da PW Brasil, um fator de grande  importância na economia e geração de empregos e, atendendo a apelo dos estudantes, se comprometeu a estudar a cobertura da quadra esportiva de escola João Julio, construída no atual mandato.

Acompanhados da diretora Áurea Belmira Dias Soares Nascimento e da professora Marciany Ferraz da Silva Soares, os 30 alunos da escola João Júlio Cardoso foram unânimes em dizer que pela primeira vez visitavam o gabinete de um prefeito de Baixo Guandu.

E demonstraram muita satisfação pela oportunidade de dialogar com o prefeito de forma direta e objetiva, questionando sem censura assuntos de interesse da população.

Neto salientou que se sentiu honrado com a visita e agradeceu aos alunos o interesse em saber o que se passa dentro da administração, enfatizando que o futuro de Baixo Guandu está nas mãos exatamente desta juventude.

A diretora Áurea Soares Nascimento considerou a visita ao prefeito um grande sucesso, que vai enriquecer de informações o projeto “Conhecendo e Valorizando meu Município”. O projeto tem a participação, além dos professores, de alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental e pretende levar aos estudantes um conhecimento mais aprofundado dos aspectos histórico, social, educacional e econômico de Baixo Guandu.