Etapa do Pan-americano de parapente movimenta o Guandu de 30 de março a 7 de abril

Baixo Guandu entrou definitivamente na rota das competições mundiais de voo livre. Entre os dias 30 de março e 7 de abril, a rampa do Monjolo vai ser palco da primeira etapa do campeonato Pan-americano de parapente, competição que reúne pilotos  de 22 países e deve atrair mais de 500 visitantes à cidade.

A etapa do Pan-americano de parapente coincide com as comemorações dos 83 anos de emancipação política de Baixo Guandu. A  Prefeitura Municipal está preparando uma bela festa para comemorar a data, cuja programação será divulgada na próxima semana e a etapa internacional de parapente é apenas uma das atrações.

O secretário de Desenvolvimento Clóvis Rodrigues explicou ontem que é grande a expectativa em torno da etapa do Pan-americano em Guandu, que se realiza na cidade pela primeira vez.
“Estamos preparando uma programação conjunta com os organizadores da etapa de parapente, inclusive com um desfile pela cidade representando os 22 países que estarão presentes em Baixo Guandu. São cerca de 150 pilotos já inscritos”, disse o secretário.

Os hotéis da cidade já estão com suas reservas esgotadas  para receber os visitantes, que devem somar  mais de 500 pessoas. Tudo isso movimenta a economia local, com restaurantes, bares, hotéis, postos de combustíveis e o comércio em geral se beneficiando com o aumento significativo nas vendas.

O prefeito Neto Barros, que desde 2013 dinamizou as competições de voo livre em Baixo Guandu, fazendo com que a rampa do Monjolo se transformasse numa atração internacional, é um dos grandes entusiastas da modalidade esportiva.

Neto disse que, além de movimentar a economia da cidade, as competições de parapente dão uma grande visibilidade a Baixo Guandu, agora também a nível internacional.

“Recebemos aqui centenas de visitantes de todo o Brasil e  vários países, que já consideram nossa cidade uma referência internacional do ciclo de competições de parapente. O esporte é uma maneira saudável e eficiente de divulgar Baixo Guandu pelo mundo”, disse o prefeito.

No dia 30 de março, sexta feira Santa, os pilotos de parapente e visitantes já estarão chegando a Baixo Guandu. Do dia 31 de março a 7 de abril as competições vão colorir o céu da cidade, coincidindo com as comemorações dos 83 anos de emancipação do município.