Festa pomerana está confirmada para outubro e concurso já escolhe neste domingo rainha e princesas

Está definitivamente confirmada para os dias 7 e 8 de outubro, sábado e domingo, a 1ª Guandu Pomerfest, evento que está sendo organizado pela Associação Diacônica Luterana (ADL) e pela Paróquia local da Igreja de Confissão Luterana( IECLB), com apoio da Prefeitura, via Secretaria Municipal de Cultura ,e da Câmara Municipal de Baixo Guandu.

Mas a festa já se inicia neste domingo, dia 6 de agosto, quando serão escolhidos em concurso, a ser realizado na área de eventos da Igreja Luterana do morro da Caixa Dágua, a rainha e princesas da Pomerfest, além de uma dupla de crianças e um casal da terceira idade.

Marcado para as 14 horas na área de eventos da Igreja de Confissão Luterana, o concurso está sendo preparado com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e toda a organização a cargo da ADL e da IECLB. Tudo feito com muito critério para escolher descendentes de pomeranos que irão representar, simbolicamente, a etnia durante a 1ª Guandu Pomerfest.

Desde o começo deste ano uma comissão foi formada para organizar a festa pomerana, a primeira a ser realizada em Baixo Guandu. Várias reuniões já foram realizadas e a programação final deve estar definida dentro de mais duas semanas.

O presidente desta comissão, pastor Siegmund Berger, que representa a ADL, está entusiasmado em oferecer uma festa de qualidade, cuja finalidade principal é resgatar os valores da cultura pomerana. Os pastores Ronei Odair Ponath e Carlos Sthur, da Igreja de Confissão Luterana de Baixo Guandu também fazem parte da comissão e estão  trabalhando com dedicação para organizar uma boa festa,principalmente mobilizando as várias comunidades da cidade e do interior em torno deste grande evento.

Programação
A 1ª Guandu Pomerfest terá uma programação  voltada para a cultura pomerana, com apresentação de grupos folclóricos, musicais, de dança e shows que representam os costumes deste valoroso povo que muito ajudou na colonização de Baixo Guandu.

Estão previstos ainda um desfile alusivo à imigração pomerana, sessão solene da Câmara Municipal homenageando famílias guanduenses da etnia e sorteio de prêmios. O local da festa será o pátio do Ginásio Brasil, onde vai ser montada uma estrutura para as apresentações artísticas.

Naquele local, serão montadas tendas para oferecer ainda as iguarias da gastronomia pomerana, entre eles a famosa linguiça defumuda, o brote, bolos, biscoitos, roscas e uma série de outras delícias comuns na mesa pomerana.

A ideia da festa pomerana ocorreu na inauguração da rua Martim Lutero, em abril deste ano, quando o prefeito Neto Barros lançou o desafio, encampado pela Igreja de Confissão Luterana. Mas a festa é de todos: a comissão organizadora é também formada por membros das Igrejas Católica, Adventista, Igreja Evangélica Luterana do Brasil e outras denominacões religiosas.

Baixo Guandu, incluindo a cidade e interior, possui aproximadamente 40% da sua população formada por descendentes de origem germânica, a grande maioria pomeranos. Eles tiveram uma participação fundamental no desenvolvimento do município, mas pela primeira vez se organiza uma festa específica voltada para a cultura pomerana.

Dentro de mais duas semanas deve ser divulgada a programação definitiva da 1ª Guandu Pomerfest, que será incluída no calendário de eventos da cidade e realizada todos os anos a partir de agora.