Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

HPV: segunda dose da vacina começou a ser aplicada em Baixo Guandu

Na última segunda-feira (01), começou a ser aplicada em todo o Espírito Santo a segunda dose da vacina contra o HPV. A imunização é direcionada às meninas que já receberam a primeira dose no início do ano. A ação será feita, em sua maioria, nas escolas particulares, públicas e nas unidades de saúde como estratégia para contemplar pelos menos 80% do público-alvo.

Em Baixo Guandu, a vacinação será em escolas públicas. Somente após a ação nas escolas é que a vacina estará disponível nas unidades de saúde. O público-alvo desta faixa etária está estimado em 804 pessoas, sendo 263 meninas com 11 anos, 271 com 12, e 270 com idade de 13 anos.

Pais que não quiserem que as adolescentes sejam imunizadas nas instituições de ensino terão de assinar um termo de recusa. Trata-se de um documento padrão e distribuído anteriormente à ação nas escolas.

Importância

O HPV pode acometer tanto mulheres quanto homens, contribuindo para o surgimento de câncer de vagina, ânus, vulva, pênis, além de causar verrugas genitais. A vacinação das adolescentes antes do início da vida sexual tem melhor resposta na proteção e ajuda a quebrar a cadeia de transmissão, já que aproximadamente 95% dos casos da doença são transmitidos por esse meio. Portanto, a ação terá impacto na redução de lesões em ambos os sexos.

O HPV

Existem mais de 150 tipos de HPV (papilomavírus humano). A vacina oferecida gratuitamente pelo SUS protegerá contra quatro tipos – dois deles são responsáveis por verrugas genitais e os outros dois relacionados ao aparecimento de aproximadamente 70% dos casos de câncer de colo de útero gerados pelo vírus.

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação PMBG
Eduardo Candeias
Fabiano Damasceno
noticia@pmbg.es.gov.br
(27) 3732-8914
Texto: Eduardo Candeias