Luteranos inauguram rua Martim Lutero e prefeito anuncia festa Pomerana/Alemã

A comunidade da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) inaugurou na noite de sábado(25/03), a rua que dá acesso ao seu templo, no morro da Caixa d’água, agora denominada Martim Lutero. O novo nome da rua é uma homenagem ao religioso que fez a Reforma Protestante, em 1517. São passados agora 500 anos daquela que seria uma grande transformação na história da Igreja no mundo.

O prefeito Neto Barros e secretários municipais participaram da solenidade, que foi seguida de um culto de agradecimento e jantar. O prefeito aproveitou para anunciar a realização, em Baixo Guandu, da 1ª Festa Pomerana/Alemã, que deve acontecer no mês de outubro.

Neto Barros lembrou que entre 7 e 10 mil guanduenses tem sobrenome de origem pomerana/alemã, mas a cidade nunca realizou uma festa especifica procurando resgatar a cultura destes povos – muito importantes no desenvolvimento do município.

“Vamos começar com uma festa simples, bem organizada, para no futuro se tornar uma tradição anual”, explicou Neto Barros, que pediu o engajamento da Igreja Luterana neste processo de tornar a festa tradicional. “Se os Luteranos nos ajudarem, eles que entendem muito bem a cultura e as tradições dos alemães, vamos fazer uma bela festa”, explicou o prefeito, cuja esposa é também de origem pomerana, da cidade de Santa Maria de Jetibá.

Além da inauguração do nome da rua Martin Lutero, os Luteranos descerraram duas placas comemorativas ao evento e mandaram construir também um mosaico da “Rosa de Lutero”, o primeiro do Brasil feito em pastilhas.

O pastor Ronei Odair Ponath, da IECLB de Baixo Guandu, agradeceu a presença de todos, incluindo o pastor sinodal e outros três pastores de comunidades vizinhas que vieram prestigiar o evento. O pastor Lourival Felbherg, hoje aposentado, também participou e expressou toda a felicidade de ter atuado por 12 anos na Igreja de Baixo Guandu.

Representando a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (são duas denominações Luteranas no município), a IELB, o pastor Wilmuth Engelmann agradeceu ao convite, a homenagem ao reformador Martim Lutero e lembrou que a IECLB é “irmã” e não poderia deixar de estar presente. Juntas, a IECLB e a IELB congregam cerca de 2 mil fiéis em Baixo Guandu.

A placa de inauguração da rua foi descerrada pelo prefeito Neto Barros, que sancionou a Lei dando o nome à rua, e pelo ex-presidente da Câmara Juscelino Henck ,que dirigia o Legislativo quando foi definida a homenagem ao Reformador da Igreja Martim Lutero.