Outubro Rosa começa hoje com passeata e vai liberar 300 mamografias para mulheres acima de 40 anos

A programação do Outubro Rosa em Baixo Guandu terá início hoje (11/10) com uma passeata no centro da cidade, mas a programação se estende até o dia 26, com uma série de atividades ligadas à prevenção do câncer de mama.

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou ontem que serão liberadas 300 mamografias destinadas a mulheres guanduenses acima de 40 anos.

O pré cadastro das interessadas será feito no dia 22 próximo, no pavilhão da Igreja Adventista Central, a partir das 18 horas, quando a programação prevê uma palestra com a Dra. Carmen sobre o tema alvo da campanha Outubro Rosa.

A programação do Outubro Rosa em Baixo Guandu, que será realizada em parceria com o Sicoob, prevê hoje pela manhã uma passeata pelo centro da cidade, com distribuição de convites; no dia 22 acontece a palestra no pavilhão da Igreja Adventista e nos dias 23 e 24, as pessoas pré cadastradas para os exames de mamografia farão o preventivo, nas Unidades Básicas de Saúde. No dia 23 à noite e no dia 24 durante o dia.

No dia 25 de outubro acontece uma aula de Zumba no poliesportivo às 18 horas (professor Walace), com mesa de frutas, e no dia 26 a campanha se encerra em cada unidade de Saúde com café da manhã, distribuição de brindes e outras atrações.

A secretária municipal de Saúde, Lucinéia Seibel Storch, lembrou esta semana em nota  que todos os anos, no Brasil, mais de 57 mil mulheres são diagnosticadas com câncer de mama, que é mais comum entre mulheres na idade de 40 a 69 anos.

É importante, segundo a secretária Lucinéia, trabalhar em torno da prevenção ao câncer de mama. Por esta razão, segundo ela, é essencial exames mais especializados como a mamografia, que pode detectar o câncer em estágio inicial e ampliar as chances de cura.

“Queremos a participação das mulheres guanduenses em nossa programação do Outubro Rosa e convidamos todas a fazer parte desta luta que é a prevenção ao câncer de mama”, disse a secretária.