Prefeitura anuncia volta do atendimento externo para segunda e feirinha no dia 30

Com Baixo Guandu classificado pelo Governo do Estado como BAIXO risco de transmissão de coronavírus, a Prefeitura anunciou hoje (21/04) a flexibilização de mais setores no município, além do comércio que já retorna às atividades amanhã, 22 de abril.

Esta flexibilização, no entanto, vai obedecer a rigorosos controles de segurança. O atendimento para o público na Prefeitura retorna na próxima segunda-feira, dia 27 de abril, e a feirinha municipal na Praça São Pedro no dia 30 de abril.

Segundo o secretário municipal de Administração, Adonias Menegídio da Silva, os diversos setores da Prefeitura já vão atender ao público a partir da próxima segunda-feira, porém os servidores vão trabalhar com máscaras de proteção. E para evitar qualquer tipo de aglomeração, será respeitado o limite de apenas uma pessoa a cada 10m² nas dependências administrativas.

Na feirinha municipal, que está suspensa desde o mês de março, as regras para evitar aglomerações serão ainda mais rígidas.

• Está liberada a venda de produtos in natura (frutas, verduras, legumes e outros cujo consumo não seja feito no local);
• Os feirantes deverão usar máscaras de proteção e a recomendação é para os clientes também utilizar esta proteção;
• Não será permitido o consumo de bebidas alcoólicas nas dependências da feirinha, nem de alimentos preparados do tipo pastel, feijão tropeiro e outros;
• Os alimentos preparados poderão ser comercializados pelos feirantes, porém apenas para entrega no local e consumo posterior nas casas dos clientes;
• Não serão permitidos a utilização de mesas e cadeiras nas barracas dos feirantes, para evitar a aglomeração de pessoas.

A Secretaria de Administração da Prefeitura vai convocar uma reunião extraordinária do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), para o começo da próxima semana, visando exatamente exercer uma fiscalização eficiente em Baixo Guandu com a flexibilização das atividades comerciais.

Esta fiscalização vai envolver a Secretaria Municipal de Saúde, o setor de Fiscalização da Prefeitura e as Policias Militar e Civil, com orientação e retaguarda do Ministério Público e do Poder Judiciário.