Prevenção ao câncer de pele e boca registra 423 atendimentos no final de semana em Guandu

O Programa de Atendimento Dermatológico (PAD) e a prevenção ao câncer de boca realizaram no último final de semana 433 atendimentos a pacientes em Baixo Guandu.

Segundo levantamento divulgado hoje (09/07) pela Secretaria Municipal de Saúde, na prevenção ao câncer de pele foram realizados 338 atendimentos, com 56 cirurgias e 341 procedimentos de crioterapia – que é um tratamento que utiliza o congelamento para destruição de tumores na pele.

Sete cirurgiões dentistas da rede municipal de Saúde aturam também no final de semana na prevenção do câncer de boca, com 85 atendimentos realizados.

O PAD é uma parceria da Prefeitura Municipal com a Ufes, Igreja de Confissão Luterana no Brasil, Sicoob, empresa Limpida, SAAE e hospital dr. João dos Santos Neves, sendo realizado anualmente na cidade visando especialmente a prevenção ao câncer de pele.

Todo o atendimento na prevenção ao câncer de pele e boca, realizado gratuitamente, foi feito no sábado e domingo no NESF, que teve um grande movimento nos dois dias. Incluindo  médicos, acadêmicos, atendentes, técnicos e cirurgiões dentistas, cerca de 70 pessoas trabalharam no atendimento aos pacientes.

Foram atendidos não somente pacientes de Baixo Guandu, mas também de cidades vizinhas como Aimorés, Resplendor e Itueta.

Em toda esta região é bastante acentuada  a presença de pessoas com pele clara, que são mais suscetíveis ao câncer de pele, especialmente trabalhadores na agricultura que ficam muito expostos ao sol.

A secretária municipal de Saúde, Lucinéia Seibel Storch, considerou um sucesso mais esta etapa do programa, agradecendo aos parceiros que se juntaram à Prefeitura na realização do mutirão.
“A prevenção ao câncer de pele é muito importante para evitar o agravamento da doença e o número de atendimentos e procedimentos pode ser considerado excelente. E este ano incluímos também a prevenção ao câncer de boca, com nossos cirurgiões dentistas atendendo ao público”, disse a secretária.

Equipe da Secretaria Municipal de Saúde que trabalhou no programa de prevenção ao câncer de boca e pele

Mais de 400 pessoas foram atendidas no último sábado e domingo