“
Com recursos do Funcultura e apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura, Baixo Guandu viveu na última sexta-feira (01/11) um dia dedicado ao resgate dos valores patrimoniais afetivos da cidade.
Pela manhã, no Circulo Operário, com a coordenação dos professores André Malverdes e Clara Zandomênico, aconteceu o lançamento do Inventário Afetivo e a Exposição dos álbuns de famílias de Baixo Guandu, retratando histórias e acontecimentos da cidade no decorrer da sua existência.
Mais de 100 pessoas prestigiaram o lançamento do projeto, – entre eles alunos da escola presidente Kennedy e representantes das famílias que cederam seus acervos para a exposição – que contou com vários painéis, folhetos e demais impressos contando um pouco da história local a partir da visão dos próprios moradores.
O conteúdo de todo o trabalho dos professores André Malverdes e Clara Zandomenico, que incluiu dezenas de visitas, entrevistas, rodas de conversa e catalogamento fotográfico, está inserido no blog https://patrimoniosbaixoguandu.blogspot.com e os painéis fotográficos serão posteriormente colocados à visitação pública no hall da nova Prefeitura Municipal, que deve ser inaugurada até o final de dezembro.
O prefeito Neto Barros, que prestigiou o lançamento do projeto de resgate cultural de nossa história, destacou que iniciativas desta natureza merecem todo o reconhecimento da cidade. “Eu parabenizo a Clara Zandomenico, que é da nossa cidade, bem como ao professor André Malverdes, que desenvolveram o projeto e buscaram os recursos para sua realização”, falou o prefeito.
MAIS CULTURA
Mas a programação cultural não parou na exposição no Círculo Operário. Às 14h30m o projeto foi lançado na escola Viva, seguido de palestra com o professor André Malverdes tendo como tema “Patrimônio Fotográfico Capixaba: a importância dos álbuns de família para a história local”. Mais uma vez foi excelente a participação, de professores e alunos da escola.
E finalmente, à noite, no auditório da Câmara Municipal de Baixo Guandu, aconteceu uma oficina liderada pelo professor André, esclarecendo sobre a elaboração de projetos culturais, com presença de aproximadamente 40 interessados.
Para a secretária municipal de Cultura de Baixo Guandu, Jane Ribeiro, iniciativas desta natureza servem para despertar na comunidade o interesse em projetos que envolvem a cultura.
A Secretaria já fez também uma oficina com os artistas da cidade, ligados à musica e outras atividades culturais, conscientizando a todos sobre a necessidade de se cadastrarem para poderem oferecer seus serviços ao poder público.
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Uma oficina do projeto explicou como buscar recursos na área da cultura
![]()
Na Escola Viva, palestra com os alunos falando sobre a importância do patrimônio histórico e cultural
”