Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Vigilância em Saúde aplica novo inseticida contra o aedes aegypti

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou na manhã desta última quinta-feira (28), a aplicação do novo Inseticida chamado Cielo, que a partir de agora irá substituir o antigo inseticida tradicionalmente utilizado no combate ao mosquito aedes aegypti, agente transmissor da dengue, chikungunya e zika.

O bairro São Vicente foi o primeiro do município a receber a aplicação do novo inseticida devido a incidência de casos de Chikungunya. O Cielo é menos agressivo ao meio ambiente e aos seres humanos, apresentando ainda mais efetividade no combate ao mosquito aedes. O produto novo é recomendado e aprovado, inclusive, pela Organização Mundial de Saúde.

“A aplicação do inseticida é fundamental para o bloqueio das doenças transmitidas pelo aedes aegypti, mas a participação da população no cuidado para não deixar água acumulada ainda é a melhor forma de prevenção”, explicou o coordenador da Vigilância Ambiental.

O departamento de Vigilância Epidemiológica reforça o pedido a população para que todos que apresentem sintomas de dengue, chikungunya e zika, procurem uma unidade de saúde do seu bairro para realizar a notificação do caso e agendar a coleta do exame.

“É fundamental que todas as pessoas que apresentem sintomas procurem a unidade de saúde do bairro, para que assim possamos identificar os locais com maior incidência da doença para que seja feito o bloqueio com uso de inseticida”, explicou o coordenador da Vigilância Epidemiológica.

Cerca de 80% dos focos do mosquito aedes são encontrados exatamente em quintais ou dentro das residências.