Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Escola de Baixo Guandu cria projeto de reaproveitamento da água

Alunos, professores e funcionários da Escola Municipal Presidente Kennedy, em Baixo Guandu, desenvolveram um sistema de captação para o reaproveitamento da água do bebedouro e do lavatório para a irrigação da horta e lavagem da calçada da escola. O sistema consiste em captar a sobra de água através de um duto de PVC ligado diretamente a um reservatório plástico de 250 litros.

Praticamente sem nenhum investimento financeiro – foram gastos menos de R$ 20,00 para compra de juntas e canos plásticos –, o projeto contou com doações, caso do reservatório plástico, e ajuda na mão de obra para a instalação hidráulica, feita gratuitamente por um pai de aluno, pedreiro.

Hoje, a horta da escola está bonita e repleta de opções de verduras e legumes, que os próprios alunos e funcionários se encarregam de cuidar. Além disso, nada de usar produtos tóxicos na adubagem dos alimentos produzidos ali. “Usamos adubo natural na compostagem da terra, como casca de batata e outras sobras orgânicas descartadas em nossa cozinha”, explica a pedagoga Maria Helena Zanotti.

Tudo que é produzido na horta é consumido pelos alunos nas refeições ofertadas pela escola. Sempre que chega o momento da colheita, há verduras e hortaliças em quantidade suficiente para os mais de 130 alunos da Presidente Kennedy. “Nós gostamos muito de ter participado desse trabalho aqui na escola, aprendendo a aproveitar a água que seria desperdiçada, para irrigar a horta”, diz a aluna da 8ª série, Sara Cristina Inácio de Paula.

 

CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL

Implantado a partir de março deste ano, mês em que se comemora o Dia Mundial da Água (22), o projeto envolveu todos os professores, que trabalharam com os alunos questões práticas relacionadas à preservação ambiental. “Além do reaproveitamento da água, mostramos aos nossos alunos que muitas outras atitudes podem ser tomadas para a preservação do meio ambiente: na montagem da horta, também usamos garrafas pet e pneus usados”, encerra a professora Wagna Silva Souza.

Informações à Imprensa                                    
Assessoria de Comunicação PMBG
noticia@pmbg.es.gov.br