Micro e pequenas empresas de Baixo Guandu terão dia de Movimento Compre do Pequeno Negócio

Os micro e pequenos empreendedores (MPEs) representam 95% das empresas em atividade no País, 10 milhões no total, com 52% da oferta de empregos, gerando 17 milhões de vagas de trabalho. O setor é responsável por 27% do PIB (Produto Interno Bruto). Os dados são do SEBRAE Nacional, que lançou recentemente um programa para incentivar a sociedade a consumir produtos e serviços ofertados pelas micro e pequenas empresas em todo o Brasil.

O Movimento Compre do Pequeno Negócio, que será realizado no próximo dia 5 de outubro, em todo País, tem como objetivo estimular a economia. O SEBRAE lançou um hotsit (www.compredopequeno.com.br) onde os micro e pequenos empreendedores podem cadastrar suas empresas e serem encontrados pelos consumidores próximos ao seu local de trabalho.

BAIXO GUANDU

Em Baixo Guandu, os percentuais relativos às micro e pequenas empresas são semelhantes aos números nacionais. Segundo o site Empresômetro MPE, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, no município 95,1% das empresas estão na categoria de micro e pequenos negócios. Das 2.317 empresas ativas, 2.203 são MPEs.

Na relação das atividades econômicas, o comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios lidera o ranking dos segmentos que mais evoluíram entre 2013 a 2015 (setembro), com média de 38,5% de crescimento. Em seguida, aparece o comércio varejista de mercadorias em geral, com destaque para os produtos alimentícios (minimercados, mercearias e armazéns), que teve um saldo positivo de 12,5% no mesmo período.

“Desde 2013, Baixo Guandu tem experimentado uma evolução significativa no surgimento de novas micro e pequenas empresas no município. Esse incremento na atividade econômica local se deve, principalmente, às parcerias que o poder público municipal, por meio de nossa secretaria, vem fazendo com as instituições de fomento voltadas aos pequenos e micro empresários”, lembra Clovis Rodrigues, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico.

Com relação ao Movimento Compre do Pequeno Negócio, Clovis Rodrigues chama os micro e pequenos empresários guanduenses a aderirem ao evento, aproveitando a oportunidade para alavancar os seus negócios.

“A hora é de lançarmos mão de todos os mecanismos de apoio às micro e pequenas  empresas de Baixo Guandu por tudo o que elas representam para a economia do município. Colocamos a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico à disposição de todos que precisarem de informações sobre o evento ou outros assuntos”, convidou o secretário.

OUTRA OPORTUNIDADE

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o SEBRAE, está oferecendo a oficina gratuita “Vitrines que vendem!”, volta aos pequenos e médios comerciantes de Baixo Guandu.

As vagas são limitadas e as inscrições poderão ser feitas no setor de atendimento do SEBRAE, av. Dez de Abril, nº 205, Centro. O curso será realizado nos dias 29 e 30 de setembro, das 18:30h às 22:30h, na Unidade de Saúde da Família (NESF), na rua Hugo Lopes Nalle, s/nº, Centro da cidade.

Assessoria de Comunicação PMBG
noticia@pmbg.es.gov.br