Meio Ambiente realiza oficina de capacitação para coleta seletiva

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente realiza, nesta segunda-feira (24), a 1ª Oficina de Capacitação para Implementação da Coleta Seletiva em Baixo Guandu.  A capacitação será no auditório do Circulo Operário, a partir das 17h30. O evento terá palestras sobre Educação Ambiental e Operacionalização da Coleta Seletiva no município.

O projeto de Coleta Seletiva é umas das ações do Programa de Governo a ser cumprida em 2014, seguindo recomendações do Termo de Compromisso Ambiental (TAC). Inicialmente, será implantada nos bairros Operário e Centro, envolvendo agentes e técnicos das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Meio Ambiente.

Coleta Seletiva

A coleta seletiva é o recolhimento de materiais recicláveis que foram previamente separados do lixo comum pela população. Ao ser colocada em prática, ela permite que o vidro, o papel, o plástico e os metais existentes nos objetos descartados sejam utilizados na confecção de novos produtos. O reaproveitamento reduz a quantidade de resíduos que é destinada ao aterro sanitário, aumentando sua vida útil e preservando o meio ambiente

TCA

O Termo de Compromisso Ambiental (TCA) visa o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Por meio dele, as prefeituras firmam, dentre outros compromissos, o de elaborar o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos em 18 meses, implantar a Coleta Seletiva em 180 dias e encerrar as disposições finais inadequadas, como os lixões. A iniciativa deve ser implementada em todo o território municipal.

O cumprimento dos itens do termo implica na redução de lançamento de resíduos no meio ambiente, no reaproveitamento de materiais, na valorização dos catadores, na geração de emprego e renda e na recuperação das áreas degradadas ou contaminadas em função dos lixões.

Assessoria de Comunicação PMBG
Eduardo Candeias