Sebrae de Baixo Guando divulga balanço do Comércio Total

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Sebrae de Baixo Guandu, realizou na última semana  o ciclo de palestras do Comércio Total. O evento foi realizado entre os dias 21 a 23 de julho, no Salão Paroquial da Igreja Matriz de São Pedro, e reuniu mais de 100 participantes por dia de evento.

De acordo com a agente do Sebrae de Baixo Guandu, Thais Cristina dos Santos, o órgão assinou novo convênio com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), com o objetivo de fortalecer o projeto no município.

“As palestras associadas às consultorias trazem para o comércio uma orientação para o melhor desenvolvimento e fortalecimento das empresas locais, desperta nos pequenos empresários uma forma de aperfeiçoar sua gestão, melhora a capacidade de faturamento de sua empresa, além de qualificar colaboradores e gerar aumento de emprego e renda no município”, afirma Thaís.

Comércio Total

O projeto Comércio Total é uma iniciativa realizada em parceria com as Prefeituras Municipais, que visa dinamizar o comércio, trabalhando o fortalecimento da gestão das MPE's, voltado especialmente para o comércio varejista e prestadores de serviços. Desde o seu início, em 2009, até 2013, foram contabilizadas 10.133 consultorias, 8.272 atendimentos a empresas formais e 23.451 pessoas atendidas.

Associativismo

Nesta terça-feira (30), o Sebrae de Baixo Guandu também realizou palestra sobre a importância do associativismo. O seminário foi no Núcleo Estratégico de Saúde da Família (NESF), no Centro, das 19 às 21h. Os participantes debateram sobre os seguintes conteúdos: Por que as pessoas trabalham em grupos; Formas Associativas; Porque o Associativismo é importante; Hierarquia das necessidades humanas; Fatores limitantes para desenvolvimento de grupos; Requisitos para bom funcionamento do grupo; Convivendo com as diferenças; Planejamento estratégico participativo; Plano de Ação; Estratégias; Operacional.

Assessoria de Comunicação PMBG
Eduardo Candeias / Elaine Zambon / Fabiano Damasceno