Participe! Vem aí o I Encontro de Fanfarras de Baixo Guandu

No próximo sábado (08), na Praça São Pedro, no Centro da cidade, a partir das 17 horas, as famílias guanduenses poderão acompanhar o I Encontro de Fanfarras de Baixo Guandu. O evento, organizado pelas Secretarias Municipais de Educação e da Cultura, terá a participação especial da Banda da Polícia Militar do Espírito Santo, abrindo o Encontro.

Cada escola terá 15 minutos para apresentar as evoluções, e todas ganharão um troféu pela participação no evento. “Vamos aproveitar o Encontro para fazermos uma homenagem aos pais, já que o dia 09 de agosto é o seu dia”, lembrou a secretária municipal de Educação, Cenira da Silva, que aproveitou para agradecer o empenho dos servidores da Secretaria de Cultura na organização da Fanfarra.

A fanfarra, de origem francesa, segundo a Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras (CNBF), não é só um grupo de jovens uniformizados, marchando e tocando cornetas e bumbos num desfile cívico, tendo a sua frente meninas carregando as bandeiras do pavilhão nacional. Hoje, a fanfarra pode oferecer uma maior variação artística, não só a música, sem deixar de primar pelo civismo e a marcialidade tradicionais.

Em Baixo Guandu, o projeto de criação do Encontro de Fanfarras foi apresentado no início dos anos 2000 pelo então vereador do município, hoje prefeito, Neto Barros. “A fanfarra é importante na formação dos jovens porque faz com que eles tenham o seu primeiro contato com os ritmos musicais, além de inseri-los numa perspectiva cidadã, já que a prática da fanfarra é recheada de símbolos cívicos”, disse o prefeito.

Fonte: Associação Amigos da Fanfarra de Caieiras (SP)

Assessoria de Comunicação PMBG
noticia@pmbg.es.gov.br