Pacto pela Aprendizagem: um avanço no desempenho da Educação Básica
“
A Proposta Didática integra um conjunto de ações que estão em curso. O Pacto tem como objetivo o Fortalecimento da aprendizagem das crianças desde a Educação Infantil até os anos finais no Ensino Fundamental II por meio de formação continuada, investimentos em material didático e ampliação de oferta de vagas na Educação Infantil.
No ano de 2019 todos os professores, pedagogos e diretores que trabalham direto com o ciclo de alfabetização e pré-escola estiveram em formação continuada em EAD e presencial através do Instituto Natura e CEDAC no portal Trilhas, onde puderam construir e aprimorar seus conhecimentos para melhoria das práticas em sala de aula. Ainda, os professores da rede municipal de 1º ao 5º ano recebem formação com os Técnicos do Fundamental I da SEMED e formação de professores do 6º ao 9º ano, onde eles mesmos sob direcionamento dos Técnicos do Fundamental II da SEMED planejam e revisam suas ações em sala de aula.
Ainda, todos os professores e pedagogos da Rede Municipal de Baixo Guandu estão em formação continuada por meio do CEFOPE – Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Estado do Espírito Santo, onde estudam o novo currículo capixaba e sua aplicabilidade em sala de aula.
Os alunos e professores do 1º e 2º anos por meio do Pacto receberam material estruturado individual com cadernos de atividades, caderno de jogos educativos, cartazes, livros literários e livros técnicos de formação de docentes como instrumentos para a alfabetização, sendo introduzido para o ano de 2020 o material para os alunos dos 3º anos. O uso do material didático em sala de aula pelos professores e alunos é acompanhado e direcionado pelo Coordenador do PAES, através de calendário e rotina didática da rede municipal.
Outro benefício significativo que trouxe essa parceria, atendendo a meta 1 do Plano Nacional de Educação foi o FUNPAES – Fundo Financeiro, para receber investimentos financeiros para aumentar a oferta de vagas na Educação Infantil.
Através do Nupaes, grupo de estudos dos coordenadores municipais e coordenador regional, há um trabalho em Regime de Colaboração efetivo na regional de Colatina, onde acontecem direcionamentos e estudo para alinhamento das ações entre Municípios e Estado com objetivo de proporcionar a equidade na educação dos estudantes do solo espírito-santense.
Formação continuada com professores do Ciclo Alfabetização
Atividades desenvolvidas com alunos da rede Municipal de Baixo Guandu a partir do material estruturado
”