Coronavírus: prefeito Neto decreta emergência na saúde e amplia restrições no município

O prefeito Neto Barros anunciou na noite de ontem (18/03), em transmissão ao vivo que realizou em suas redes sociais, a decretação de situação de emergência na saúde pública em Baixo Guandu, em função da crise mundial provocada pela pandemia de coronavírus.

Baixo Guandu não tem nenhum caso suspeito ou confirmado de coronavírus, mas a gestão considerou  importante tomar novas medidas de restrição como forma preventiva, seguindo normas também definidas pelo Governo do Estado.

O decreto do prefeito restringe um série de atividades no município, ampliando as medidas que já haviam sido anunciadas   no início da semana, como a suspensão das aulas na rede municipal de ensino.

Durante a transmissão pelas redes sociais, realizada no gabinete, Neto Barros conversou com a secretária municipal de saúde, Terezinha Bolzani, abordando o alcance das novas medidas. Aproveitou também para assinar ordem de serviço para pavimentação de 9 ruas no bairro Alto Guandu, em companhia do secretário de Obras Maximiliano Cândido dos Santos.

O prefeito conversou ainda na transmissão ao vivo com a coordenadora do programa Regular, advogada Thais Cristina dos Santos, anunciando o início da regularização de 190 imóveis no bairro Alto Guandu.

Com relação ao decreto de emergência na Saúde, entre as principais medidas e recomendações adotadas constam o seguinte:

• Suspensão das aulas na rede pública municipal inicialmente até o dia 3 de abril, incluindo as creches, podendo este prazo ser estendido;

• Limitação de algumas atividades no serviço público municipal, porém sem afetar os trabalhos na área da saúde. Os consultórios dentários só poderão atender a casos de emergência.

• Suspensão das atividades da Feirinha Municipal, realizada na Praça São Pedro;

• Suspensão do funcionamento de academias;

• Suspensão de atividades, nas áreas pública e privada, de eventos como bailes e shows que envolvam idosos – pessoas acima de 60 anos de idade;

• Recomendação para bares e restaurantes no sentido de promoverem adequações físicas de maior separação das pessoas que frequentem o ambiente;

• Recomendação para suspensão do funcionamento de escolas e creches na rede particular;

• Recomendação de suspensão das atividades das casas de shows e congêneres, visando a proteção da saúde dos usuários;

• Recomendação para Igrejas e locais de Culto no sentido de que as atividades sejam realizadas com número de pessoas reduzido;

• Criação da Sala de Situação de Emergência, envolvendo várias secretarias e setores municipais, objetivando reuniões periódicas de avaliação da crise de coronavírus.

A íntegra do decreto do prefeito Neto Barros pode ser acessado clicando aqui

O prefeito abordou o tema Coronavírus ao lado da secretária de Saúde Terezinha Bolzani