Prefeitura realiza premiação de crianças do Programa Criança Feliz finalistas do concurso “PIARTE”

Na manhã desta última terça-feira (15), às 09h, foi realizada a premiação dos finalistas do 1.º concurso da primeira infância com arte — PIARTE no auditório da Prefeitura Municipal de Baixo Guandu com o tema “Brincar em família no território”.

O concurso é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, por meio da SUBAPI — Subsecretaria de Articulação de Políticas Intersetoriais com o objetivo de fortalecer os significados da vivência da primeira infância nos territórios, bem como o desenvolvimento, por meio da linguagem de expressão infantil, com atividades lúdicas de pintura e desenho. O concurso, realizado em parceria com os gestores municipais de assistência social, contou com a participação das crianças de 0 a 6 anos e suas famílias, vinculados ao programa, criança feliz.

O PIARTE teve como objetivo despertar a percepção da sociedade sobre a linguagem infantil, por meio de desenhos e pinturas, possibilitando a comunicação de sentimentos e conhecimentos da criança na primeira infância, sobre o convívio familiar e territorial, além de propiciar um espaço de escuta através da linguagem infantil para a construção do plano estadual pela primeira infância.

O concurso do PIARTE “Brincar em família no território”, soma-se a ideia de transformar em identidade visual, aqueles selecionados pelos municípios, em murais de arte, possibilitando um ambiente lúdico e propício ao desenvolvimento infantil, bem como, participar da elaboração do plano estadual pela primeira infância — PEPI, através das artes produzidas pelas crianças, ampliando assim para a comunidade a percepção da criança sobre seu espaço de vida e os espaços vividos.

O PIARTE contou com 23 inscritos, público-alvo do programa, criança feliz, onde receberam em seus domicílios a equipe de visitadores do PCF.

Cada criança inscrita recebeu um kit para desenho, ofertado pela gestão do programa criança feliz, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação para a realização da oficina PIARTE no lar.

A cerimônia de entrega de certificados de honra ao mérito e premiação aconteceu no auditório da prefeitura municipal e contou com a presença das seguintes autoridades: o Prefeito Municipal Lastênio Luiz Cardoso, o vice-prefeito Dr. Patrick, a supervisora do programa criança feliz em Baixo Guandu, Sra. Rita de Cássia Porto Batista, a Secretária Interina de Assistência Social, Miria Souza Cruz, e juntamente com a gerente de capacitação, articulação e mobilização do estado, sra. Eliete Rodrigues de Souza (SUBAPI/SETADES) e a multiplicadora estadual do PCF, Simone Araújo (SUBAPI/SETADES).

Finalistas
1.º lugar: Miguel da Silva Ribeiro, de 02 anos, atendido pelo visitador Dogmar Amaro Fernandes. (Certificado de honra ao mérito e o prêmio de R$ 150,00) + mural de arte a ser pintado no município com o desenho da criança.
2.º lugar: Kauan Ribeiro Campos, de 05 anos, atendido pelo visitador Dogmar Amaro Fernandes. (Certificado de honra ao mérito e o prêmio de R$ 100,00)
3.º lugar: Othavio Henrique Delfino Oliveira, de 02 anos, atendido pela visitadora Lídia Oliveira Viana. (Certificado de honra ao mérito e o prêmio de R$ 50,00)