2ª Pomerfest já define atrações e faz encontro com comerciantes no dia 6 de agosto

A comissão organizadora da 2ª Pomerfest de Baixo Guandu continua se reunindo periodicamente para organizar a festa pomerana de 2018, que acontece de 11 a 14 de outubro.

No dia 6 de agosto, segunda feira, a comissão se reúne com comerciantes da cidade, as 18 horas no plenário da Câmara Municipal, buscando uma maior integração da classe com a Pomerfest.

No ano passado mais de 60 comerciantes de Baixo Guandu, a pedido da comissão organizadora, fizeram algum tipo de decoração lembrando a festa pomerana, mas a intenção é ampliar esta participação em 2018.

A Pomerfest de 2017, realizada pela primeira vez em Baixo Guandu foi um grande sucesso e já está inserida no calendário oficial de eventos da cidade. A intenção agora é aprimorar a festa pomerana, inserindo novas atrações e garantindo mais conforto ao público, com instalação de uma grande tenda para proteção do sol e chuva e disponibilização de cadeiras nas barracas que vão oferecer bebidas e comidas típicas.

A 2ª Pomerfest começa no dia 11 de outubro, véspera de feriado nacional, com uma sessão solene na Câmara homenageando mais 13 famílias de origem pomerana.

As atrações seguem na sexta, sábado e domingo, com vários shows, oferecimento de comidas e bebidas típicas, apresentação de grupos de dança e realização do desfile pomerano, lembrando a grande participação da etnia no desenvolvimento de Baixo Guandu. Haverá também distribuição de Choop gratuito no sábado, logo após o desfile pomerano.

Com 40% dos seus habitantes de origem pomerana, Baixo Guandu resgata, com a Pomerfest, a importância desta etnia na história do município. Os pomeranos começaram a chegar na região do Guandu nos anos 1920, a maioria provenientes de Santa Maria de Jetibá, e aqui escreveram uma bela história de trabalho e pioneirismo.

O descendente de pomerano ainda mantém muitas de suas tradições, entre elas o idioma que está muito presente em Baixo Guandu, as comidas típicas e a religiosidade.

O prefeito Neto Barros enfatiza que a Pomerfest é um grande resgate da importância da etnia. “Os pomeranos fizeram e fazem parte de nossa história e a eles devemos muito do nosso desenvolvimento econômico, social e cultural. A Pomerfest está no calendário de eventos da cidade e vamos torna-la permanente, procurando sempre melhorar as atrações e atrair um grande número de visitantes, o que já aconteceu no ano passado.

A  festa pomerana acontece numa parceria da Prefeitura Municipal com a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), porém a organização é aberta a quem deseja participar. Da comissão organizadora fazem parte membros das igrejas Luterana, Adventista, Católica, Batista, Presbiteriana e outras denominações, não havendo qualquer espécie de restrição a quem quiser ajudar na preparação da festa.

Confira algumas fotos da 1ª Pomerfest, realizada em 2017

Desfile Pomerano (Dia 8 de outubro – Domingo)

Área do Evento (Dia 8 de outubro – Domingo)