Mulheres aderem ao Outubro Rosa com presença forte na mobilização de ontem
“
As mulheres guanduenses atenderam ao chamado da Secretaria Municipal de Saúde e compareceram em grande número, ontem à noite (08/10), para o lançamento do Projeto Prevenir, que é executado em conjunto com o Sicoob e está inserido dentro do Outubro Rosa, uma campanha nacional de prevenção ao câncer de mama.
O “Guandu Rosa”, destinado às mulheres guanduenses, está desenvolvendo ações na cidade desde o dia 3 de outubro, quando foi lançado na feirinha municipal, e se estenderá até o final do mês, com uma série de atividades voltadas à saúde da mulher.
Ontem à noite, no auditório da Pavilhão da Igreja Adventista, a presença de aproximadamente 200 mulheres guanduenses atendeu às expectativas dos organizadores, com encaminhamento para realização de mamografias na faixa etária de 50 a 69 anos.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Terezinha Bolzani, o Siccob está arcando com 100 mamografias e o município com o restante da demanda que ocorrer dentro do “Guandu Rosa”, garantindo assim o atendimento a todas as pacientes que procuraram o serviço.
E não é só isso: até o final de outubro, os postos de Saúde estarão funcionando em horário especial, no período noturno, para coleta de material para exames preventivos, facilitando assim o acesso das mulheres à prevenção ao câncer. (veja programação abaixo).
O encontro de ontem à noite no Pavilhão Adventista contou com as presenças e falas do prefeito Neto Barros, do presidente da Câmara Wilton Minarini, da secretária de Saúde Terezinha Bolzani e da gerencia local do Sicoob, que é um parceiro importante na campanha de prevenção ao câncer de mama.
Também durante o encontro houve palestra com o médico especialista em oncologia Dr. Leonardo Lima Lobato e do grupo musical Tres Tons, além da presença do pastor Paulo, da Igreja Adventista, que é também é parceira do projeto.
Para a secretária municipal de Saúde, a adesão das mulheres guanduenses ao “Guandu Rosa” é muito importante e representa um importante passo na prevenção ao câncer de mama, que diagnosticado precocemente, tem altas taxas de cura.
O médico oncologista dr. Leonardo Lima Lobato fez uma palestra para as mulheres guanduenses
”