Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Mulheres aderem ao Outubro Rosa com presença forte na mobilização de ontem

As mulheres guanduenses atenderam ao chamado da Secretaria Municipal de Saúde e compareceram em grande número, ontem à noite (08/10), para o lançamento do Projeto Prevenir, que é executado em conjunto com o Sicoob e está inserido dentro do Outubro Rosa, uma campanha nacional de prevenção ao câncer de mama.
 
O “Guandu Rosa”, destinado às mulheres guanduenses, está desenvolvendo ações na cidade desde o dia 3 de outubro, quando foi lançado na feirinha municipal, e se estenderá até o final do mês, com uma série de atividades voltadas à saúde da mulher.
 
Ontem à noite, no auditório da Pavilhão da Igreja Adventista, a presença de aproximadamente 200 mulheres guanduenses  atendeu às expectativas dos organizadores, com encaminhamento para realização de mamografias na faixa etária de 50 a 69 anos.
 
Segundo a secretária municipal de Saúde, Terezinha Bolzani, o Siccob está arcando com 100 mamografias e o município com o restante da demanda que ocorrer dentro do “Guandu Rosa”, garantindo assim o atendimento a todas as pacientes que procuraram o serviço.
 
E não é só isso: até o final de outubro, os postos de Saúde estarão funcionando em horário especial, no período noturno, para coleta de material para exames preventivos, facilitando assim o acesso das mulheres à prevenção ao câncer. (veja programação abaixo).
 
O encontro de ontem à noite no Pavilhão Adventista contou com as presenças e falas do prefeito Neto Barros, do presidente da Câmara Wilton Minarini, da secretária de Saúde Terezinha Bolzani e da gerencia local do Sicoob, que é um parceiro importante na campanha de prevenção ao câncer de mama.
 
Também durante o encontro houve palestra com o médico especialista em oncologia Dr. Leonardo Lima Lobato e do grupo musical Tres Tons, além da presença do pastor Paulo, da Igreja Adventista, que é também é parceira do projeto.
 
Para a secretária municipal de Saúde, a adesão das mulheres guanduenses ao “Guandu Rosa” é muito importante e representa um importante passo na prevenção ao câncer de mama, que diagnosticado precocemente, tem altas taxas de cura.


O médico oncologista dr. Leonardo Lima Lobato fez uma palestra para as mulheres guanduenses