Ações socioassistenciais da PMBG fortalecem convivência e vínculos familiares

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, vem desenvolvendo junto à população diversas ações que visam à prevenção de situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Entre os trabalhos desenvolvidos estão as Oficinas de Convivência, onde crianças, adolescentes e idosos participam de trabalhos de arte e cultura, esporte e lazer. Além disso, o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), um trabalho permanente que objetiva o fortalecimento da função de proteção da população que vive em situação de fragilidade decorrente da pobreza, ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos ou fragilização de vínculos afetivos (discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, dentre outras).

As atividades desenvolvidas têm como finalidades a prevenção da ocorrência de estados de risco social – como isolamento, situações de violência, violações de direitos e demais riscos identificados pelo trabalho preventivo desenvolvido pelo CRAS de Baixo Guandu junto aos usuários. Também são objetos desses centros sociais a redução e prevenção de situações de isolamento social e de abrigamento institucional, redução da ocorrência de riscos sociais, seu agravamento ou reincidência, famílias protegidas e orientadas, pessoas com deficiência, idosos inseridos em serviços e oportunidades, aumento de acessos aos serviços socioassistenciais e setoriais. “São programas sociais que estão transformando Baixo Guandu em uma cidade mais segura, mais fraterna e com qualidade de vida”, lembrou o prefeito do município.

Assessoria de Comunicação PMBG
noticia@pmbg.es.gov.br