Agricultura familiar tem o apoio da Prefeitura para a produção de ovos caipiras
“
O objetivo é proporcionar mais uma fonte de renda aos agricultores familiares, que vêm sofrendo com os constantes períodos de seca. Neste caso, a água não é usada em grandes volumes, se comparado a outras atividades agropecuárias, como as de criação de gado de corte e de leite.
Além da assistência técnica e sanitária – a produção de ovos é submetida ao Selo de Inspeção Municipal (SIM) – oferecida pela Prefeitura, o projeto conta com a participação da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, que desenvolveu geneticamente as matrizes usadas no programa e monitora os resultados da produção ovípara.
A expectativa é de que outras regiões do interior do Município também abracem o projeto, que já existe em outros municípios e foi desenvolvido por uma empresa da região, que fornece as frangas e dá assistência aos produtores envolvidos no projeto.
Por isso, esperamos que esse projeto piloto, em médio prazo, faça de Baixo Guandu um município autossuficiente na produção de ovos caipiras”, diz Allony Marllon Torres, titular das Secretarias de Desenvolvimento Rural e de Meio Ambiente.
Alimentação saudável
“Ovos caipiras são também uma fonte de alta qualidade de proteínas, sendo referência da Organização Mundial da Saúde (OMS) na avaliação da qualidade de proteínas em outros alimentos”, revela o médico e fisioterapeuta capixaba, Juliano Pimentel, em sua página na Internet.
No campo
Alguns projetos visando o desenvolvimento rural e o fortalecimento das associações também estão em andamento, como o Programa de Alimentação nas Escolas, com a participação maciça dos produtores rurais, e o Mapa de Estradas, que monitora todas as estradas das microrregiões do Município, otimizando o uso das máquinas agrícolas no atendimento ao produtor rural.
Maiores informações sobre o programa poderão ser obtidas na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, ou através do telefone (27) 3732-1878.
”