Agricultura familiar tem o apoio da Prefeitura para a produção de ovos caipiras

Em dezembro de 2017, a Prefeitura de Baixo Guandu, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, atendeu a sugestão da Associação de Produtores Rurais do KM 14 e aderiu ao programa Ovos do Vale, que estimula a produção de ovos caipiras no Município.

O objetivo é proporcionar mais uma fonte de renda aos agricultores familiares, que vêm sofrendo com os constantes períodos de seca. Neste caso, a água não é usada em grandes volumes, se comparado a outras atividades agropecuárias, como as de criação de gado de corte e de leite.

Além da assistência técnica e sanitária – a produção de ovos é submetida ao Selo de Inspeção Municipal (SIM) – oferecida pela Prefeitura, o projeto conta com a participação da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, que desenvolveu geneticamente as matrizes usadas no programa e monitora os resultados da produção ovípara.

Uma pesquisa de mercado realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural revelou que existe uma demanda significativa por ovos caipiras em Baixo Guandu e que grande parte deles vem de outros municípios. Até agora, 30 famílias de produtores rurais do KM 14 e de Vila Nova do Bananal aderiram ao Ovos do Vale, com duas mil galinhas para cada distrito.

A expectativa é de que outras regiões do interior do Município também abracem o projeto, que já existe em outros municípios e foi desenvolvido por uma empresa da região, que fornece as frangas e dá assistência aos produtores envolvidos no projeto.

“Não temos ainda números de produção coletados, mas sabemos que a média de aproveitamento é de 95%, ou seja, de 100 galinhas poedeiras, 95 põem diariamente seus ovos.
Por isso, esperamos que esse projeto piloto, em médio prazo, faça de Baixo Guandu um município autossuficiente na produção de ovos caipiras”, diz Allony Marllon Torres, titular das Secretarias de Desenvolvimento Rural e de Meio Ambiente.

Alimentação saudável
O consumo regular de ovos orgânicos traz diversos benefícios à saúde. Muito saborosos, eles melhoram a capacidade ocular, ajudam na perda de peso, mantêm a função hepática e a saúde do cérebro, além de deixar a pele mais saudável. Tudo isso alavancado por substâncias presentes nos ovos caipiras, como a luteína e a zeaxantina, pigmentos naturais encontrados nos alimentos de cor laranja, amarela, verde e vermelha.

“Ovos caipiras são também uma fonte de alta qualidade de proteínas, sendo referência da Organização Mundial da Saúde (OMS) na avaliação da qualidade de proteínas em outros alimentos”, revela o médico e fisioterapeuta capixaba, Juliano Pimentel, em sua página na Internet.

No campo
Atualmente existem 15 associações de produtores rurais em Baixo Guandu, todas elas assistidas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural nas mais diversas frentes. São técnicos agrícolas, veterinário, engenheiro agrônomo e pessoal de apoio que levam às famílias de produtores rurais orientações sobre plantio, adubação, correção do solo, nutrição animal e outras.

Alguns projetos visando o desenvolvimento rural e o fortalecimento das associações também estão em andamento, como o Programa de Alimentação nas Escolas, com a participação maciça dos produtores rurais, e o Mapa de Estradas, que monitora todas as estradas das microrregiões do Município, otimizando o uso das máquinas agrícolas no atendimento ao produtor rural.

Maiores informações sobre o programa poderão ser obtidas na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, ou através do telefone (27) 3732-1878.