Agricultura introduz espécie de capim que é eficiente no combate à erosão

A Secretaria de Desenvolvimento Rural de Baixo Guandu está introduzindo no interior uma variedade de capim chamada Vetiver, que é eficiente no combate à erosão, um problema que é recorrente nas propriedades rurais do município.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Alonny Torres, mudas desta variedade de capim foram buscadas na fazenda do Incaper em Venda Nova do Imigrante, e uma parceria com o Instituto Terra vai garantir a reprodução em escala para oferecer aos produtores rurais.

O capim Vetiver, conforme Allony Torres, é muito eficiente no controle e combate à erosão, especialmente em climas mais quentes.  Ao contrário de outras ervas, o capim não ganha raízes horizontais, crescendo exclusivamente na direção vertical, para baixo.

Estas raízes atingem a uma profundidade de até seis metros e o capim Vetiver é capaz de recuperar áreas degradadas, além de criar barreiras para conter as enxurradas. Este capim é resistente à estiagem e a planta não cria estolhos, não é invasiva e seu cultivo torna-se controlável.

Conforme a Secretaria de Desenvolvimento Rural, inicialmente o capim será introduzido em três propriedades rurais: no distrito de Vila Nova do Bananal, no Mutum Claro e numa propriedade no KM 9 do rio Guandu, em direção à Ibituba.

A intenção é disseminar o uso gradualmente, através da parceria com o Instituto Terra, que se encarregará de fazer a reprodução desta espécie de erva, que tem origem indiana e já é utilizada com sucesso em vários estados do país.

O secretário Allony Torres explicou que o problema da erosão é muito acentuado em praticamente todo o interior de Baixo Guandu.  “O capim Vetiver se torna uma opção muito eficiente para conservação do solo, evitando e combatendo a erosão e pretendemos disseminar o uso gradativamente em todo o interior”, disse o secretário.