Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Alerta mostra altos volumes de chuva em Guandu esta semana, com potencial de danos graves

Os Institutos de Meteorologia do Brasil e também de fora do país estão alertando que o Espirito Santo, durante esta semana, (incluindo Baixo Guandu), vai ter volumes extremamente elevados de chuva, começando hoje (20/01) até a próxima segunda-feira.
 
No caso específico de Baixo Guandu, poderá chover 300mm em apenas 7 dias, de hoje até a próxima segunda-feira, um volume extremamente elevado com potencial para alagamentos, enchentes, deslizamentos de terra, de encostas inclusive em áreas urbanas  e destruição de estradas do interior.
 
Para se ter uma ideia, 300mm de chuva significa 300 litros de água por m2 de área, um volume extremamente alto. Na grande enchente de 2013 em Baixo Guandu, choveu pouco mais de 700mm em cerca de 15 dias, no mês de dezembro.
 
O prefeito Neto Barros já colocou toda as secretarias do município em alerta para prevenir os efeitos das chuvas fortes, bem como socorrer aos atingidos, caso se confirmem as previsões dos institutos de meteorologia. A Defesa Civil de Baixo Guandu já está ciente da situação e vai ficar 24 horas de prontidão para coordenar as ações necessárias neste período de chuva forte.
 
A Secretaria de Infraestrutura, Estradas e Pontes, que está com máquinas atuando no interior para patrolar as vias que já sofreram avarias com as chuvas do inicio de janeiro, montou um esquema especial de trabalho caso se confirmem as chuvas fortes. A ideia é manter de prontidão maquinário e servidores para socorro aos pontos de estrada onde pode haver interrupção devido as chuvas.
 
O Instituto Climatempo publicou ontem pela manhã um aviso especial alertando a população capixaba para os grandes volumes de chuva desta semana. A chuva começa hoje mais leve, mas pode se intensificar muito a partir de amanhã até a próxima segunda-feira. Conforme o Climatempo, o volume de chuvas para os próximos 7 dias “é extremo e muito preocupante”,

Veja a previsão de chuva em Baixo Guandu durante o período de 7 dias, segundo o Climatempo: