Alunos premiados em concurso sobre coleta seletiva são recebidos no gabinete

Na última quarta-feira (26/09) aconteceu no gabinete do prefeito Neto Barros a entrega da premiação do 1º concurso de redação cujo tema é “Coleta seletiva e sua importância para o meio ambiente”, projeto idealizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e as empresas Stinguel Comércio e Serviços e Capixaba Couros.

O 1º concurso de redação é um projeto destinado aos alunos do ensino fundamental I e II das escolas públicas municipais de Baixo Guandu/ES, que visa valorizar e estimular a criatividade, o raciocínio, a leitura e o desenvolvimento da linguagem escrita em Língua Portuguesa, bem como a importância da coleta seletiva para aumentar a conscientização da população em relação preservação do meio ambiente e o reaproveitamento do material reciclável que só chega a 3% no Brasil.

Alunos Premiados:

1º lugar fundamental I: Modalidade – Poema, Escola Prof. José Nunes, Aluno Emanuelly Vieira Rodrigues, 5º Ano A.
1º lugar fundamental II : Modalidade – Carta Argumentativa, Escola João Júlio Cardoso, Aluno Maria Eduarda Soares Jacinto, 9ºano.

Segundo o secretário de Meio Ambiente de Baixo Guandu, Allony Torres, o problema dos resíduos no Brasil ainda está longe de ser solucionado se compararmos aos países de primeiro mundo. “ Mas é importante trabalhar a educação ambiental voltada para os resíduos, alcançando especialmente as crianças nas escolas, pois assim teremos resultados na sociedade”.

“Cerca de 30% de todo o lixo é composto de materiais recicláveis como papel, vidro, plástico e latas, e todos esses materiais têm valor de mercado, pois são reaproveitados como matéria prima no processo de fabricação de novos produtos. Porém no Brasil apenas 3% do material reciclável é aproveitado, daí a importância de persistir na questão da reciclagem”, falou o secretário Allony Torres.