APAE de Baixo Guandu comemora 30 anos e realiza passeata na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência intelectual e Múltipla

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Baixo Guandu, junto à Secretaria Municipal de Educação, promoveu nesta quinta-feira (21), passeata pelas ruas da cidade. O objeto foi chamar a atenção para a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, comemorada entre os dias 21 a 28 de agosto. A Apae de Baixo Guandu também comemora 30 anos no município.

Com faixas, bolas e cartazes, cerca de 500 munícipes, entre pais, professores e alunos da Rede Municipal de Ensino de Baixo Guandu, participaram da caminhada. A passeata percorreu as Avenidas Carlos de Medeiros e Dez de Abril, no Centro da cidade.

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

De 21 a 28 de agosto, as Apaes em todo o Brasil comemoram a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A Semana é tradicional no país e realizada há 42 anos nas mais de 2 mil Associações, com ações voltadas para a defesa de direitos da pessoa com deficiência e também pela conquista de novos espaços de inclusão.

Em 2014, a entidade comemora 60 anos no Brasil e, por isso, o tema escolhido foi: ‘Construindo uma história de igualdade e de oportunidade para todos! Apae Brasil: 60 Anos fazendo inclusão’.

O tema é uma afirmativa que orienta à reflexão sobre a Rede Apaeana e sua trajetória em prol das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Trata-se de uma história surgida em 11 de dezembro de 1954, fruto da iniciativa de pais e profissionais que se mobilizaram para reivindicar às pessoas com deficiência uma cidadania plena.

Assessoria de Comunicação PMBG
Eduardo Candeias