Artesões de Baixo Guandu participam da maior feira de artesanato do Estado

Seis artesões de Baixo Guandu estão de malas prontas para participarem da Feira Nacional do Artesanato do Espírito Santo 2013. Celma Cortes Bussular, Claudia Rossow dos Santos, Jacineia Rossow da Silva, Sebastião Vitório, Ailsomar Costa e Saul Dias Bebiano, tiveram seus trabalhos selecionados pela comissão do evento.

“A participação nesta Feira é muito importante para o artesanato guanduense, já que é uma das maiores vitrines do país para exposição do trabalho de artesanato. A feira acontece em data estratégica, logo quando se aproxima as festas de final de ano, e começam as compras de natal”, disse Clóvis Rodrigues, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico.

A comercialização do artesanato gera reflexo direto no comércio local, pois aumenta o volume de dinheiro que circula na cidade, além da formalização dos profissionais que recebem a Carteira Nacional de Artesanato e contam com benefícios e garantias previdenciárias, possibilidade de circular com suas mercadorias em todo o território nacional e até mesmo participar em feiras e eventos internacionais.

Atualmente, os artesões guanduenses contam com o apoio da ASSOCIARTE – Associação de Artesões de Baixo Guandu que busca o fortalecimento da associação com a participação na feira. “O artesanato, em Baixo Guandu, passa por momento de expressivo desenvolvimento, estão sendo realizados cursos, palestras e oficinas para qualificação e capacitação dos artesãos, promovidos em parceria com o Sebrae, Senar e a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico”, finalizou.

FEIRA

A ArteSanto, maior feira de artesanato já realizada no Espírito Santo, começa no dia 26 de novembro e vai até o dia 01 de dezembro na Praça do Papa, em Vitória. Mais de 750 artesões capixabas e de outros estados participam do evento que também terá atrações musicais, praça de alimentação, oficinas e atividades para as famílias.

Fabiano Damasceno

noticia@pmbg.es.gov.br