Associação de produtores de Alto Bananal recebe caminhão da Prefeitura, com emenda do deputado Dary

A Prefeitura de Baixo Guandu entregou no último sábado, 11/03, um caminhão  zero quilometro para a Associação de Pequenos Produtores de Alto Bananal. Este benefício é resultado de uma emenda parlamentar do deputado Dary Pagung e vai auxiliar a associação em suas atividades produtivas.

Considerada uma associação de grande sucesso, pela elevada produção de hortaliças e de leite, a sede da entidade fica localizada a 8 quilômetros da sede do distrito de Vila Nova do Bananal, onde foi feita a entrega do caminhão, equipado com carroceria e ar condicionado.

Com 54 pequenos produtos ativos, a associação já possui 2 outros caminhões que transportam a produção local, além de 15 resfriadores de leite espalhados em pontos estratégicos para captação do produto, que semanalmente é enviado para uma indústria de Laticínios de Colatina. Em época de chuvas, a produção local chega a 10 mil litros de leite diários, enquanto a produção de hortaliças está mais concentrada no quiabo, pimentão e no inhame chinês.

Ao fazer a entrega do caminhão, o prefeito em exercício  Eloy Avelino lembrou que também é pequeno produtor de leite, destacando a importância da associação na defesa dos interesses comuns daqueles que lidam com a terra. Eloy parabenizou o sucesso da associação, considerando-a como exemplo a ser seguido no processo produtivo rural.

O deputado Dary Pagung, autor da emenda parlamentar que garantiu a compra do caminhão via Secretaria Estadual de Agricultura, também parabenizou o trabalho dos pequenos produtores, destacando sua importância para o município de Baixo Guandu. Dary, que nasceu em Vila Nova do Bananal e ali viveu até os 11 anos, lembrou o trabalho difícil do produtor rural no dia a dia, reafirmando sua disposição de sempre estar lutando para conseguir mais benefícios ao homem do campo.

Estiveram também presentes na entrega do caminhão o presidente do Incaper, Marcelo Suzart e os vereadores Celma Cortes Bussular, Sueli Alves Teodoro e Sebastião Batata, além da superintendente regional de Saúde, Luciane Cardoso. Todos usaram a palavra para destacar o brilhante trabalho da associação de pequenos produtores.

O presidente da associação, Jeckson Tresmann, agradeceu em nome dos produtores o empenho do deputado Dary em conseguir mais este benefício e também à Prefeitura Municipal pela participação no processo. Jeckson lembrou da importância da associação ter mais este veículo para transporte da produção local.

Cerca de 200 pessoas participaram da solenidade de entrega do caminhão, que teve também festa: foi servido lanche com refrigerante e churrasco aos presentes, tudo num clima de bastante confraternização e alegria.