Atividades do NASF de Baixo Guandu

Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da Estratégia de Saúde da Família (ESF) receberam capacitação, entre os dias 05 e 08 de abril. O projeto de capacitação é realizado pela primeira vez com os agentes da cidade pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde.

A capacitação teve o objetivo de mostrar a importância da prática de alongamento nas atividades físicas. Nesse primeiro momento foram treinados os agentes de saúde dos bairros Santa Mônica e Operário, pois estes já começaram suas atividades físicas com a população. Esse treinamento visa capacitar os agentes para darem suporte aos Educadores Físicos do NASF nas atividades físicas orientadas nos postos de saúde e praças. Nos próximos meses os agentes das demais abrangências da ESF receberão a equipe do NASF para aplicação dessa capacitação.

A implantação do NASF corresponde a um grande avanço no modo de pensar na atenção à saúde do município. Traz o conceito de apoio e amplia as ações das equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) na qualificação do cuidado em saúde.

De segunda a sexta-feira das 05h 30min às 08h, os educadores físicos do NASF realizam atividades na Praça São Pedro, proporcionando à população atividade física de forma orientada. Alguns postos de saúde, por meio das Equipes da ESF já estão desenvolvendo caminhadas e alongamentos, como é o caso do bairro Santa Mônica.

Assessoria de Comunicação – PMBG

Elaine Zambon