Atrações nacionais vão estar em Guandu dias 15 e 16, com muito rock em novo tributo ao rio Doce

O final da próxima semana, dias 15 e 16 de novembro (sexta e sábado) vai ser de muito rock em Baixo Guandu, com dois dias de grandes atrações para lembrar os 4 anos da maior tragédia ambiental da história do país – o rompimento da barragem da Samarco, em Mariana, que provocou um rastro de destruição ao longo do rio Doce.

Esta vai ser mais uma edição de Rock promovida pela Prefeitura de Baixo Guandu, a quarta seguida desde que a Samarco (em 2015) e suas controladores, a Vale e a BHP Billiton, despejaram milhões de toneladas de material tóxico no rio Doce, provocando o grande desastre ambiental.

Desde 2016 a Prefeitura de Baixo Guandu realiza o Rock In Doce, que na realidade é um tributo ao grande manancial que foi devastado pela irresponsabilidade das empresas mineradoras.

“O Rock in Doce é um grito para que ninguém esqueça do crime ambiental patrocinado por estas empresas mineradoras, que priorizam o lucro em detrimento do bem estar da população”, afirmou esta semana o prefeito de Baixo Guandu Neto Barros, que ao longo destes quatro anos tem sido uma voz permanente em defesa de toda a população atingida.

O prefeito Neto faz parte do Comitê Interfederativo (CIF) que acompanha as ações de reparação da Fundação Renova e não se cansa de denunciar o descaso para com os atingidos de toda a região de Minas e Espírito Santo afetada pelo rompimento da barragem.

Atrações
Este ano o Rock In Doce está recheado de grandes atrações em Baixo Guandu, algumas de nível nacional. No dia 15, sexta-feira e feriado nacional, se apresenta na Praça do Jardim, a banda Dead Fish como atração principal. Antes da banda tem dois outros shows, com as bandas Noticias de Ontem e uma apresentação muito aguardada de Sandrera. Sandrera é um artista com um ótimo trabalho autoral, mas este ano pelo fato dos 30 anos da morte de Raul Seixas, idealizou o show 'Raulzera', com a participação especial de Sylvio Passos.

Também no dia 15, acontecerá na praça do Jardim entre 8h e 16h, a primeira feira popular da saúde dos atingidos do rio Doce, organizada pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), com apoio da Secretaria Municipal de Saúde. A feira vai abordar diversos temas ligados ao setor e promover ainda um debate sobre os direitos à Saúde dos atingidos pela tragédia da Samarco.

No dia 16, sábado, o Rock in Doce vai agitar Baixo Guandu com novas e grandes atrações: a partir das 20 horas se apresenta a banda local Crossphoenix e logo em seguida acontecem dois shows com mega atrações: as bandas Rastaclone e Casaca, ambas de grande sucesso e conhecidas do público capixaba.

O Rock In Doce está sendo organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e vale lembrar que as atrações são inteiramente gratuitas. A Praça do Jardim vai receber uma grande estrutura para abrigar o público, que a exemplo de anos anteriores com certeza vai prestigiar mais este tributo do rio Doce.