Baixo Guandu apresenta maior saldo em sua Balança Comercial da História

Em 2013, no período de Janeiro a Setembro, Baixo Guandu já apresenta o maior saldo em sua Balança Comercial de todos os tempos ultrapassando a casa de US$ 7 milhões, resultado inédito o que coloca o município em destaque no cenário nacional e internacional. A balança comercial é o resultado das receitas de exportações e importações, sendo assim Baixo Guandu exportou mais do que importou. As relações comerciais incluem dois dos principais blocos econômicos mundiais como Ásia e União Europeia, com destaque para China, Hong Kong, Taiwan, Itália e Espanha.

O Município de Baixo Guandu possui grandes atrativos naturais e econômicos, além de possuir opções diversas para planejamento logístico, como ferroviais, rodovias e em breve transporte aéreo. Todos estes benefícios somados às vantagens competitivas e fiscais que Baixo Guandu oferece são responsáveis pelos resultados obtidos em 2013. Os setores com maior destaque neste resultado foram o de rochas e pedras ornamentais, bem como seus insumos e equipamentos, além do segmento de couro bovino, o que aponta um novo potencial comercial da cidade.

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico tem realizado ações que buscam valorizar e apoiar o comércio local até as empresas com maior porte. “Estes resultados são otimistas e demonstram o trabalho que vem sendo realizado, desde janeiro, em Baixo Guandu, onde já antes mesmo de encerrar o primeiro ano conseguimos atingir uma meta inédita em toda história de nossa cidade. E as ações não param por aí, ainda virão novas conquistas. Recentemente recebemos a primeira fábrica de aeromodelos do estado do Espírito Santo, um motivo de orgulho e que revigora as energias e motiva a trabalhar ainda mais por uma cidade cada vez mais desenvolvida”, disse o prefeito Neto Barros.

“Sabemos da importância que tem os empreendedores individuais e as micro e pequenas empresas para o desenvolvimento da economia local de nossa cidade, pois elas são as principais fontes geradoras de emprego, principalmente para aqueles que buscam sua primeira oportunidade, entendemos ainda que dificilmente uma grande empresa já nasceu grande, quase todas iniciaram de forma micro ou pequena e foram crescendo e se desenvolvendo”, finalizou Clovis Rodrigues, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico.

noticia@pmbg.es.gov.br