Baixo Guandu completa 81 Anos de Emancipação

Neste domingo, 10 de abril de 2016, o município comemora seu 81º aniversário de emancipação político-administrativa. Vamos conhecer um pouco dessa história, num breve passeio do passado ao presente?

Os primeiros movimentos de povoação do território de Baixo Guandu, antiga jurisdição do município de Colatina, ocorreram em 1875 quando o major José Vieira de Carvalho Milagres, veterano da Guerra do Paraguai, se instalou na confluência do Rio Doce e Rio Guandu e ali estabeleceu o núcleo que deu origem à cidade. A colonização da região, iniciada pelo major Milagres, teve sua base sedimentada no trabalho de imigrantes europeus de várias procedências, a partir do antigo núcleo colonial de Afonso Pena, atual distrito de Ibituba.

Desmembrado de Colatina no início do século passado, Baixo Guando foi elevado à categoria de município pela lei estadual nº 6152, de 10 de abril de 1935. A última divisão territorial data de janeiro de 1979 – quando então o município passou a ser constituído de cinco distritos: Baixo Guandu, Alto Mutum Preto, Ibituba, KM 14 e Vila Nova de Bananal – permanecendo assim até os dias atuais.

Com população estimada pelo IBGE (2015) em 31.467 habitantes, o município experimenta atualmente um novo e vigoroso ciclo de desenvolvimento econômico e social, com a consolidação de uma política de atração de indústrias e empresas de diversos ramos de atividade, conta com um Pólo Empresarial e também planeja implantar um Distrito Industrial.

Dentro de poucos meses a cidade vai receber as obras do mais novo Centro de Turismo Social e Lazer do SESC (Serviço Social do Comércio), o primeiro a ser construído em um município com menos de 50 mil habitantes. E a nova sede administrativa da prefeitura, sendo construída em imóvel próprio, encontra-se com 75% de sua estrutura concluída.

Aos 81 anos Baixo Guandu pode comemorar sua maturidade e modernidade. Tornou-se uma cidade mais segura, alcançando queda vertiginosa (40%) nos índices de criminalidade e homicídios nos últimos quatro anos; recebe constantes investimentos em infraestrutura urbana, chegando a quase 80% de urbanização na sede – com pavimentação de vias, sistemas de drenagem, contenção de encostas e rede de iluminação pública ampliada; mas também verifica avanços expressivos nas políticas sociais, com expansão dos serviços de defesa, proteção e inclusão social, crescimento do número de empregos formais e formalização de empreendedores individuais.

Nossa cidade cresceu, ficou mais bonita e aconchegante. E tem em seu povo um exemplo de determinação, dedicação e trabalho; uma gente sempre disposta a superar as dificuldades e desafios que se apresentam nos dias atuais e no porvir. Este trecho do Hino do município, escrito pelo músico José Coelho, fala por si: "Guandu, terra forte e poderosa/ das cidades grandiosas/ a mais linda que eu já vi."

Baixo Guandu, 81 Anos. Parabéns aos guanduenses por esta data histórica e de muitas glórias.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação PMBG