Baixo Guandu consolida parceria para facilitar a vida dos micro e pequenos empreendedores

Em visita a Baixo Guandu, a analista da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do SEBRAE, Susany Miranda Freire, e o secretário-geral da Junta Comercial do Estado do Espírito Santo, Paulo Juffo, foram recebidos no Gabinete pelo prefeito Neto Barros e pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Clovis Rodrigues, para tratar da parceria que amplia a desburocratização na abertura, alteração, baixa e legalização de empresas no município.

Trata-se da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios – REDESIM, uma iniciativa que reúne órgãos federais, estaduais e municipais e que integra todos os processos com apenas um único envio de documentos para a Junta Comercial, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia ao mínimo necessário.

"O objetivo do SEBRAE é criar parcerias para melhorar o ambiente de negócio dos municípios através da desburocratização do processo de abertura de empresas", diz Susany Freire.

CELERIDADE

Baixo Guandu em convênio com a Junta Comercial do Estado, trabalha as informações integradas de modo a facilitar todos os procedimentos relativos à abertura, alteração, baixa e legalização de empresas. Ao município cabe avaliar a empresa no que diz respeito aos aspectos econômicos, ambientais e de saúde, tarefa que fica a cargo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico em parceria com as Secretarias Municipais de Meio Ambiente, de Saúde e de Administração.

“Desde o início da atual gestão, conseguimos reduzir esse processo para apenas dois dias”, explica Clovis Rodrigues, referindo-se ao tempo que os órgãos da administração municipal levam para encaminhar as informações à Junta Comercial.

Com a nova realidade econômica do município, que passou a ser uma vitrine de oportunidades para empreendedores em diversos segmentos, a administração municipal também tomou para si a responsabilidade de ser uma facilitadora das iniciativas de empreendedorismo. E usa de todos os meios possíveis, através de suas secretarias e departamentos, para proporcionar aos pequenos e micro empresários de Baixo Guandu agilidade nos assuntos relacionados a sua empresa.

"Baixo Guandu está de parabéns, pois todas as consultas prévias de viabilidade para abertura e incorporação de empresas enviadas pela Junta Comercial para a Prefeitura são respondidas dentro do prazo; isso mostra um compromisso do município com a função de contribuir com a rede integrada na abertura de novas empresas", elogiou Paulo Juffo.

DIA NACIONAL

A visita da analista da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do SEBRAE, Susany Miranda Freire, e do secretário-geral da Junta Comercial do Estado do Espírito Santo, Paulo Juffo, a Baixo Guandu coincide com a comemoração do Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, comemorado no dia 05 de outubro. Também hoje está acontecendo em todo Brasil o movimento Compre do Pequeno Negócio, um programa do SEBRAE Nacional de estímulo ao consumo nas micro e pequenas empresas.

“São passos muito importantes em direção à simplificação, desburocratização e valorização das micro e pequenas empresas; por um lado, ações que facilitam ao máximo a vida dos micro e pequenos empreendedores; do outro, programas de incentivo para que a população prestigie cada vez mais aqueles que são responsáveis por uma parcela significativa de geração de emprego e renda em todo País”, finalizou o secretário Clovis Rodrigues.

Assessoria de Comunicação PMBG
noticia@pmbg.es.gov.br