Baixo Guandu de volta à elite do futebol capixaba

No próximo domingo (28), às 20h, no Ginásio Poliesportivo “Dr. Celso Francisco Borges”, a Seleção Guanduense de Futsal estreia na Copa Espírito Santo de Seleções 2019. O adversário será a Seleção de Aracruz, e a expectativa é que Baixo Guandu tenha um bom desempenho na competição, já que a equipe vem treinando forte desde março, quando aconteceu a seletiva que selecionou os atletas para o certame.

Dividida em três regionais, Regional Metropolitano, com a participação de Cariacica, Serra, Viana e Vila Velha; Regional Norte, com Aracruz, Baixo Guandu, Marilândia e São Mateus; Regional Sul, com Alfredo Chaves, Anchieta, Guarapari e Rio Novo do Sul, a competição terá jogos de ida e volta na primeira fase, de onde sairão apenas duas equipes que irão disputar a grande final. O vencedor vai disputar a Copa do Brasil 2020. Os próximos jogos da equipe guanduense serão disputados em Marilândia (04/05) e em Baixo Guandu (12/05), quando a Seleção local receberá a Seleção de São Mateus.

Expectativa
“Em outras gestões municipais, Baixo Guandu não mantinha uma boa relação com a Federação Espírito Santense de Futebol de Salão, mas hoje essa relação está reestabelecida, fazendo com que o município fique de portas abertas para receber futuras competições da Copa Espírito Santo de Seleções”, diz Waldyr Estretts Lima, secretário municipal de Esporte e Lazer, que, junto à Comissão Técnica, é um dos responsáveis pela preparação da equipe.

Waldyr lembra que, por ser um torneio de nível estadual, a Copa Espírito Santo de Seleções coloca Baixo Guandu de volta entre as melhores equipes do Estado. “Nossos atletas estão muito animados e confiantes numa excelente participação na competição”, diz.

A partir de 2013, a administração municipal passou a dar prioridade às atividades esportivas em Baixo Guandu. Crianças, jovens e adultos vêm participando de várias modalidades esportivas, como a Copa A Gazetinha, torneio Campeões do Futuro, nas modalidades de ginástica rítmica, atletismo, futsal, futebol society, handebol, vôlei e futebol de campo, Jiu-Jítsu, judô, tênis de mesa e muitas outras.

“Essa variedade de competições é reflexo dos investimentos que temos feito no esporte nos últimos sete anos. Sabemos da importância da participação da população nas atividades esportivas, sobretudo a das crianças e adolescentes, que têm na prática do esporte a oportunidade de evoluir como cidadãos. Isso evita que muitos permaneçam nas ruas, onde, em situação de vulnerabilidade, ficariam à mercê das piores influências. Portanto, é nossa obrigação manter e ampliar esses programas esportivos”, afirma o prefeito Neto Barros.

A partida de estreia da equipe de Baixo Guandu na competição contra a Seleção de Aracruz, no próximo domingo, terá entrada gratuita.

Waldir Lima: confiante numa boa apresentação da equipe guanduense.