Baixo Guandu e o Serviço de Inspeção Municipal – SIM

Alimentos de origem animal, como embutidos cárneos, queijos, ovos, mel e também doces recebem inspeção e controle de qualidade em Baixo Guandu. O Serviço de Inspeção Municipal – SIM, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural foi instituído através da lei municipal n°2.558 de dezembro de 2009 e tem realizado monitoramentos dos rebanhos, do local onde os produtos são manufaturados e da higiene na industrialização, certificando através de inspeção a qualidade na confecção dos produtos.

Porém, o SIM não tem trabalhado apenas na inspeção e no controle das pequenas empresas e agricultores, tem também buscado incentivar os produtores a se tornarem empreendedores e saírem da clandestinidade. “Queremos transformá-los em empresários da área urbana e rural, para que eles ofereçam aos consumidores Guanduenses alimentos com qualidade e segurança”, disse Alexsandra Lobo, Coordenadora do SIM Baixo Guandu.

Além disso, o Serviço de Inspeção Municipal emite certificado de qualidade a empresas e empreendedores que se adequarem às exigências sanitárias vigentes e que também possuem qualidade e higiene em seu processo de produção. Assim o produto fica qualificado ao comércio.

Ser inspecionado e se adequar à legislação sanitária vigente é uma boa maneira de conquistar mercado, atingir controle de qualidade e expandir o negócio, para isso a Prefeitura de Baixo Guandu, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, disponibiliza equipe técnica que dá suporte às empresas e empreendedores a se adequarem às normas, disponibiliza planejamento e assessoria para instalação de pequenas queijarias, fábricas de conservas e embutidos diversos, por exemplo. Um estímulo ao desenvolvimento econômico municipal.

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Rural de Baixo Guandu através do telefone: 27 3732-4294.

Assessoria de Comunicação – PMBG

Elaine Zambon