Baixo Guandu entra na rota das melhores cidades no ES para abrir novos negócios

Em levantamento feito pelo Sebrae, Baixo Guandu foi apontada como uma das melhores cidades para empreender no Espírito Santo. Dos 78 municípios, ficou no 11° lugar no ranking. Entre os pontos analisados está a desburocratização de processos para permitir que microempreendedores cresçam e se tornem principais fornecedores de produtos e serviços dos órgãos municipais. Também foi levado em consideração o tempo de abertura de uma empresa e quais serviços personalizados são oferecidos pelas prefeituras aos empreendedores.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, em Baixo Guandu são 629 empreendedores formalizados. Só no primeiro trimestre de 2014, foram formalizados 40 novas Micro e Pequenas Empresas (MPE’s). A administração municipal tem realizado várias ações buscando fomentar a formalização e expansão das empresas locais, no momento da abertura, registro, legalização, alteração e baixa dos empreendimentos.

“Institutos previstos na LC 123/06, que prioriza o tratamento para as MPE's, serão aplicados no município como o alvará provisório, instituído pelo decreto n° 5.053/2013, além de regularizar o Grau de Risco das atividades, o que traz mais segurança para o empreendedor, e agilidade no processo de legalização no empreendimento”, explicou Thais Cristina dos Santos, Agente de Desenvolvimento do SEBRAE em Baixo Guandu.

Outra ação fundamental da atual administração para o processo de fomentar as MPE's locais foi a atualização no novo Código Tributário que trouxe à empresas locais facilidade e incentivo à regularização de débitos, com maior prazo e redução de juros, elevando a arrecadação municipal, e forma justa e equilibrada.

Avaliação Sebrae

O ranking é baseado na implementação da Lei Geral nos Municípios. Um consultor do Sebrae avaliou quais critérios da Lei Geral estão sendo atendidos, baseados em quatro eixos: agente de desenvolvimento, compras governamentais, desburocratização e formalização dos Microempreendedores Individuais (MEIs). As informações foram lançadas num sistema de monitoramento e apresentou a pontuação de cada município.

Assessoria de Comunicação PMBG
Eduardo Candeias