Baixo Guandu está entre os 10 municípios que pagam os melhores salários aos professores

Um levantamento realizado pelo jornal “A Gazeta” e publicado no último sábado (12/10), mostra todo o esforço e determinação da gestão municipal de Baixo Guandu em valorizar seus professores do ensino básico.

O levantamento mostrou que o município paga acima do piso salarial aos seus professores, situação que somente ocorre em 19 dos 78 municípios do Espírito Santo. Em todo o território capixaba, 35 municípios pagam salários abaixo do piso, 23 municípios pagam o piso determinado em lei e apenas 19 municípios pagam acima do piso – que é o caso de Baixo Guandu.

Dos 78 municípios capixabas, Baixo Guandu ocupa o honroso 9º lugar entre os que pagam os melhores salários aos professores, superando inclusive Colatina na avaliação, levando-se em conta o Noroeste do Estado.

O piso nacional para os professores com carga de 25 horas é de R$ 1.598,59. Baixo Guandu paga por esta carga horária acima do piso: R$ 1.777,70, o que representa uma das melhores remunerações dentro do contexto capixaba. (Veja mapa e quanto paga cada município nas tabelas abaixo).

A secretária de Educação Cenira Antonia da Silva e o prefeito Neto Barros receberam com intensa satisfação o destaque que Baixo Guandu recebeu no levantamento salarial dos professores.

“Sim, é verdade, não fazemos mais do que nossa obrigação. Mas a diferença é que a gente faz com amor”, afirmou ontem o prefeito Neto Barros, que comemora o fato de Baixo Guandu se destacar não somente no nível salarial dos professores, mas também em importantes conquistas como a elevação das notas do IDEB em sua rede municipal.

Já a secretária Cenira Antonia da Silva destacou que os profissionais da Educação em Baixo Guandu possuem plano de carreira, cargos e salários e que o destaque no pagamento acima do piso em território capixaba é natural no processo de valorização do magistério.

“O prefeito Neto Barros sempre exigiu que nosso trabalho fosse também voltado para a valorização dos professores e o resultado está aí, com Baixo Guandu pagando um dos melhores salários do Estado, acima do piso nacional”, disse a professora Cenira.